Etapas do desenvolvimento fisiológico e o treinamento de crianças/adolescentes




O treinamento, deve ser planejado considerando-se as etapas de desenvolvimento fisiológico natural do indivíduo, que são: idade pré escolar, primeira infância escolar, primeira fase puberal ou pubersência, segunda fase puberal ou adolescência. O treinamento específico das qualidades físicas, não deve ser oportunizado, através da redução de cargas prescritas para adultos, cada faixa etária tem suas tarefas conforme características peculiares ao seu desenvolvimento, como no caso da pubersência onde a ênfase qualitativa de movimentos e capacidades coordenativas deva ser privilegiada.

    O treinamento direcionado à criança e ao adolescente deve privilegiar interesses relacionados a cada faixa etária do desenvolvimento fisiológico, respeitando as peculiaridades inerentes a cada fase.(Weineck, 1991)

    Na idade pré - escolar (3-7 anos), segundo Pini e Carazzatto (1983) a criança deve participar de atividades naturais como andar, saltar, correr, estando habilitado para realização de uma diversa gama de exercícios elementares, pois encontra-se com disposição e maturação suficientes.(Weineck, 1991).

    Já na 1ª infância escolar (6/7-10 anos), Weineck (1991), com a altura e peso aumentando paralelamente, as crianças apresentam boas condições corporais, sendo esta fase propícia para aprendizagem de novas habilidades motoras, que devem ser repetidas até sua assimilação.(Demeter apud Weineck, 1991)

    A pubersência é considerada, a fase da desproporcionalidade, que segundo Weineck,1991 é gerado pelo aumento de testosterona (nos meninos) e de outros hormÔnios, causando um aumento de massa muscular, atingindo diretamente a capacidade coordenativa. Nesta fase o treinamento deve conter estímulos prazerosos, pois com esta série de modificações ocorrendo ao mesmo tempo (bio - psico - sociais) o jovem tende a desmotivar-se com facilidade. (Weineck,1991)

    Alcançando a adolescência, o jovem tem um aumento de força e uma melhoria nas ações coordenativas, bem como do aparelho locomotor, Weineck salienta, que aumenta cosideravelmente, a capacidade de suportar carga, e a condição geral de assimilar intensa carga corporal-esportiva, sendo o momento propício para o treinamento de técnicas específicas das modalidades esportivas.

    Se faz necessário o entendimento desta fase de transição (6-7-10 / 11-14 /15 - 20), pois é a fase onde ocorrem as alterações funcionais da idade infantil, até chegarmos a maturação e assim a idade adulta.(Pini & Carazzatto, 1983).

Leia o estudo completo e sua bibliografia.

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário