Estude e saiba ainda mais sobre Neuro Anatomia




Apesar da alta complexidade do Sistema Nervoso, só existem três tipos de neurônios: o aferente (sensitivo), o eferente (motor) e o de associação (que faz conexão entre neurônios). Estes últimos constituem a grande maioria de neurônios do SNC.

O sistema nervoso possui outras características. Aias, vale lembrar que o organismo humano, composto por bilhões de células, possui dois sistemas que atuam principalmente como meios de comunicação interna entre as células: o sistema nervoso e o sistema endócrino.

Por causa da cooperação entre os dois sistemas no sentido de fornecer comunicações entre os sistemas do corpo, eles podem ser encarados como redes intimamente associadas que operam juntas para assegurar uma função adequada ao organismo. Monitorando e controlando a maneira pela qual as diversas funções do corpo se interrelacionam, os sistemas  nervoso e endócrino contribuem na manutenção da homeostase do corpo.

As células do sistema nervoso levam mensagens sob a forma de impulsos nervosos. Esses impulsos frequentemente se originam no interior das células nervosas como resultado da atividade de estruturas sensitivas denominadas receptores. Os receptores são ativados por mudanças nos meios interno e externo do corpo. As mudanças que ativam os receptores são denominadas estímulos.

Como resultado da atividade do receptor, os impulsos nervosos se iniciam nas células nervosas sensitivas. Esses impulsos são transportados pelas células nervosas sensitivas até a medula espinal e o encéfalo. Neles, outras células nervosas podem ser ativadas e conduzirem os impulsos nervosos para várias regiões dessas estruturas. Finalmente, os impulsos nervosos são levados pelas células nervosas motoras desde o encéfalo e a medula espinal até locais específicos, como respostas à mudanças do meio, ativando seletivamente vários efetuadores. Os efetuadores capazes de responderem aos impulsos nervosos incluem as células musculares e as células secretoras de glândulas e órgãos. Além de responder a estímulos do meio, o sistema nervoso humano possui a capacidade de integrar e armazenar as informações recebidas, proporcionando desta forma, capacidade de memoria, raciocínio abstrato e formação de conceitos.



Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário