Regras para goleiros no Futsal



O Goleiro pode fazer gol no Futsal?

Trataremos nesse artigos sobre as regras do Futsal para goleiros, somente as regras relacionadas aos goleiros, de forma simples e sem complicação. Falaremos sobre substituição do goleiro, recuo de bola para o goleiro, se o goleiro pode fazer gol, regras para goleiro linha e as infrações cometidas pelos goleiros de Futsal.

Substituição

Qualquer jogador reserva pode substituir o goleiro, não é necessário avisar ao árbitro e nem que a partida seja parada para isso.
O Goleiro também poderá ser substituído por qualquer jogador da sua equipe que esteja em quadra, nesse caso, o árbitro deve ser avisado e a partida paralisada para que ocorra a substituição, além disso, o jogador de linha que for para o gol deve usar uma camisa da mesma cor usada pelos goleiros de sua equipe e manter o mesmo número na camisa com o qual foi relacionado.

Cor do uniforme

A cor do uniforme do goleiro deve ser diferente do restante da sua equipe, da equipe adversária e dos árbitros. Em caso excepcionais, quando há uma impossibilidade, será permitido que o goleiro use uniforme da mesma cor que dos árbitros.
A camisa do goleiros de uma equipe também não pode ser da mesma cor da camisa do goleiro da equipe adversária.
Quando é utilizado o Goleiro Linha o uniforme do goleiros linha deve ser da mesma cor do uniforme usado pelos goleiros de sua equipe, mantendo apenas a sua numeração conforme foi relacionado antes da partida. Os goleiros, assim como os jogadores de linha, também devem ter sua numeração escrita no calção.

O Goleiro pode fazer gol no Futsal?


Não será valido um gol feito pelo goleiro de um arremesso de meta ou outro arremesso realizado com as mãos, porém se após o arremesso a bola tocar em um outros jogador de linha, da sua equipe ou da equipe adversária ou mesmo no goleiro adversário o gol será válido.
Qualquer outro tipo de finalização realizada pelo goleiro que resultar em um gol, usando os pés, a cabeça ou qualquer parte do corpo que não seja as mãos ou os braços e antebraços, será considerado um gol válido.

Goleiro linha

As regras do Futsal para goleiros linhas são exatamente as mesma para o goleiro normal, ele terá que respeitar os 4 segundos de posse de bola na quadra de defesa, poderá tocar livremente na bola na quadra de ataque, não poderá fazer gols com as mãos, não poderá ter a bola devolvida para ele em sua quadra de defesa após ter tocado nela uma vez.
Caso o goleiro linha seja um jogador de linha, o processo de substituição também está descrito aqui nesse artigo.

Faltas

Caso o goleiro ultrapasse o limite de sua área penal segurando a bola com as mãos e estando a bola em jogo, será marcado Tiro Livre Direto para equipe adversária.
Uma defesa parcial do goleiro não será considerada como primeiro toque na contagem de recuo de bola para o goleiro, dessa forma, os jogadores de sua equipe ainda poderão devolver a bola para o goleiro, mesmo adversário.
Recuo de Bola para o Goleiro no Futsal
  • O goleiro de Futsal não poderá tocar a bola com as mão dentro de sua área penal se ela foi passada para ele intencionalmente por um jogador de sua equipe com o pé, mesmo se vinda de uma tiro lateral, de cando, tiro livre direto ou indireto.
  • Se um jogador de linha levantar a bola intencionalmente para devolve-a ao goleiro, e o goleiro tocar na bola com qualquer parte do corpo será marcado tiro livre indireto.
  • Se o goleiro receber a bola pela primeira vez na quadra de ataque e voltar para sua quadra de defesa com a bola, será considerado o primeiro toque e o árbitro abrirá a contagem de 4 segundos.
  • Após cobrar um arremesso de meta o goleiro não poderá receber a bola novamente, nem na quadra de defesa, nem na quadra de ataque sem que ela tenha sido tocada por um jogador da equipe adversária.
  • Se a bola estiver em jogo e o goleiro tocar na bola pela segunda vez, sem que a bola tenha sido tocada por um jogador adversário, será marcado tiro livre indireto se o toque foi realizado com qualquer parte do corpo que não seja as mão.


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário