Especialidades e suas subdivisões da Ortopedia




Ortopedia a especialidade médica que utiliza métodos clínicos, físicos e cirúrgicos para tratar, corrigir enfermidades, lesões e deformidades ósseas, dos músculos, dos tendões, articulações e ligamentos, e tudo o que relaciona-se ao aparelho locomotor, ao sistema esquelético e estruturas associadas.
 
A Ortopedia está diretamente relacionada à Traumatologia que é a especialidade médica que lida com as lesões corporais resultantes de traumatismos do aparelho músculo-esquelético, focando-se porém em lesões ósseas e tendinosas da coluna, bacia, e membros superiores e inferiores, sendo que outros tipos de traumas deverão ser atendidos pela especialidade à qual relacionam-se.

Outra área relacionada à Ortopedia que também nos chama a atenção é a área desportiva, pois o grande desenvolvimento de atividades físicas ocorrido no Brasil, vem acompanhado algumas vezes de lesões dos aparelhos locomotor e esquelético às pessoas praticantes de esportes e exercícios físicos. Os atletas em geral, hoje, já buscam o profissional da Medicina Esportiva para tratarem de restauração de funções de segmentos comprometidos, fazendo com que o médico ortopedista procure um maior conhecimento nesta área.

A Ortopedia e Traumatologia tornou-se uma especialidade subdividida em áreas específicas de atuação.  A transformação é fruto de uma formação que busca, cada vez mais, o aprofundamento e o atendimento especializado.

As especialidades atendidas no ambulatório compreendem a Cirurgia da Mão (SBCM); a Cirurgia de Ombro e Cotovelo (SBCOC); a Cirurgia da Coluna (SBC); a Cirurgia do Quadril (SBQ); a Cirurgia do Joelho (SBCJ); a Cirurgia do Pé e Tornozelo (SBCPT); a Ortopedia Pediátrica (SBOP) e a Traumatologia Ortopédica.

Cursos online na área de Medicina/Saúde: 

Curso de Hemoterapia e Banco de Sangue

Curso online de Engenharia Biomédica

Curso de Tratamento e Avaliação de Feridas

Curso online de Auxiliar de Laboratório

Curso Online de Monitorização Hemodinâmica

Curso de Tratamento e Avaliação de Feridas

Curso Online de Reanimação Cardiorrespiratória e Cerebral

Curso online de Fisiopatologia

Curso online de Citologia Clínica

Curso online de Imunologia

Curso online de Embriologia Humana

Curso online de Histologia Clínica

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário