A consulta na Enfermagem Pediátrica




Promoção da saúde é um conjunto de ações exercidas de forma contínua e global, objetivando a diminuição da morbimortalidade e oportunizando um nível ótimo de crescimento e desenvolvimento físico, intelectual e emocional da criança e do adolescente, conduzindo-os a uma vida mais longa, completa e produtiva possível. Esta definição engloba a prevenção de doenças e dá ênfase à necessidade do desenvolvimento da família no processo de aprendizagem ativa para a manutenção da saúde.



A puericultura, área da pediatria voltada principalmente para os aspectos preventivos e da promoção da saúde, atua no sentido de manter a criança saudável para garantir seu pleno desenvolvimento, atingindo a vida adulta sem influências desfavoráveis e sem problemas trazidos da infância. Suas ações priorizam a saúde no lugar da doença. Seus objetivos básicos contemplam a promoção da saúde infantil, prevenção de doenças e educação da criança e de seus familiares, através de orientações antecipatórias aos riscos de agravos à saúde, podendo-se oferecer medidas preventivas mais eficazes. 

Para ser desenvolvida em sua plenitude, é necessário conhecer e compreender a criança em seu ambiente familiar e social, sua interação e relações dentro do contexto socioeconômico, histórico, político e cultural em que está inserida, pois as ações de saúde, além de serem dirigidas à criança, refletem-se sobre o seu meio social, a começar pela família, pois, sem o envolvimento desta, as ações que visem as crianças não terão sucesso .

A consulta de enfermagem pediátrica que é realizada na UBS (unidade básica de saúde) é dividida em anamnese, exame físico, juntamente com diagnósticos de enfermagem, orientações e possíveis encaminhamentos necessários à criança.

Durante esta consulta procuramos ouvir as dúvidas dos acompanhantes com atenção, orientando da melhor maneira possível quanto aos cuidados prestados à criança, bem como suas queixas e preocupações.

Por outro lado, não sabemos qual a opinião dos acompanhantes sobre estas consultas, se suas dúvidas foram esclarecidas e se as informações fornecidas condizem com sua realidade, proporcionando resolutividade de seus problemas.

Pretende-se, então, com este estudo identificar qual a percepção dos acompanhantes das crianças que buscam a consulta de enfermagem pediátrica, verificando se as orientações recebidas durante a consulta esclareceram suas dúvidas, bem como se os acompanhantes assimilaram as orientações abordadas na consulta.

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário