Como treinar as Características do Goleiros no Futsal






Eu não estaria exagerando se te dissesse que o goleiro é a posição mais importante de ser treinada no Futsal. Como você chegou aqui para saber o que precisa ser feito para ter um treino eficiente para um goleiro de Futsal, acredito que pensa como eu.

É importante lembrar que o trabalho com os pés é uma evolução no futsal. Duas décadas atrás os goleiros usavam apenas as mãos para contribuir ofensivamente. As gerações mais recentes talvez nem imaginem o cenário do goleiro só poder lançar a bola com a mão tendo que tocar o solo antes do meio da quadra. O goleiro passou a ser um quinto jogador em quadra. A regra do goleiro linha permitiu que muitos nomes passassem a sentir a sensação até então somente desfrutada pelos demais jogadores. Fazer gol e comemorar com a torcida é algo normal nos dias atuais.

Das características, acredito que o goleiro têm que saber usar os pés como passador e ter bom chute, lançar com as mãos e reposição rápida com a bola é fundamental para o goleiro. Além disso, deve orientar sua equipe o tempo todo, vibrando com a mesma, saber os movimentos táticos, principalmente os de saída de bola e dar cobertura ao sistema defensivo. Ser atento e concentrado é primordial para esta posição.

Vamos as características desta posição: a física, a técnica, a tática e por último a psicológicas:

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS - altura ideal de 1.70 á 1.85, o goleiro deve ter: agilidade, flexibilidade, equilíbrio, coordenação, impulsão, velocidade de reação.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS - pegada, habilidade com as mãos, queda e rolamento, reposição e lançamento com as mãos, passe, chute.

CARACTERÍSTICAS TÁTICAS - colocação, saída do gol, entrosamento com a defesa, reposição rápida de bola, armação de jogadas com pé e mão.

CARACTERÍSTICAS PSICOLÓGICAS - liderança, coragem, controle emocional, atenção, concentração, tranqüilidade e iniciativa.

Já percebeu que os goleiros no Futsal precisam se uma preparação especial, né? Então, vou te indicar um material excelente.  Através da AMAX Futsal, o professor Guaíba está trazendo um curso para preparação específica de goleiros!! Neste curso Preparação Específica de Goleiros de Futsal - Teoria e Prática - Prof. Guaíba você vai receber 5 módulos, contendo video-aulas e mais de 120 exercícios!!!  Os módulos serão disponibilizados semanalmente, a respeito dos diversos momentos da preparação de goleiros. Acesse a página do produto!

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário