A gamificação tem sido uma verdadeira tendência no que tange o aprendizado. Estando presente em ambientes como empresas multinacionais e, é claro, escolas e instituições de ensino de todas as faixas de idade.
Gamificação é uma tradução do termo inglês Gamification, e é usada para definir a aplicação de elementos de jogos em atividades que não são jogos. Ou seja, a gamificação é o uso de elementos e conceitos presentes nos jogos eletrônicos, mas em outros tipos de atividades. No processo pedagógico significa usar as estratégias próprias dos jogos para tornar o processo de aprendizado mais atrativo, valendo-se de comportamentos naturais do ser humano como competitividade, socialização, busca por recompensa e prazer pela superação.
Quando essa forma de gamificação é bem aplicada, um pedagogo consegue excelentes resultados em seu trabalho.
Alguns dos elementos mais adotados nos processos de gamificação, em diversos ambientes e contextos, são:
Avatares
Desafios e Quests
Sistemas de rankings por desempenho
Sistema de prêmios, recompensas por meta ou desempenho alcançado
Nos processos de gamificação, jogos podem ser utilizados, mas não é absolutamente necessário utilizá-los. O importante mesmo é a presença dos elementos comuns dos games e seu uso principalmente para a aprendizagem ativa.
Entendido isso, fica fácil definir que a gamificação na educação é o processo de usar elementos dos games no ensino. Com o objetivo direto de utilizar os elementos e pontos positivos dos jogos para estimular e facilitar a aprendizagem dos alunos.
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Não resta dúvida que um ambiente lúdico e divertido em sala de aula através da gamificação é uma ótima forma de capturar a atenção dos alunos, estimulando não apenas o desenvolvimento cognitivo do estudante, mas também competências socioemocionais como o trabalho em equipe e a colaboração.
Para trazer as estratégias dos games para a sala de aula, o professor precisa encorajar os alunos a se envolver na tarefa. É necessário pensar em um sistema que promova recompensas e dificuldades crescentes de acordo com a progressão do aluno, liberando tarefas mais difíceis a cada objetivo conquistado.
Os feedbacks imediatos dão segurança ao aluno e permitem que refaça a estratégia para vencer os desafios. Dividir os estudantes em equipes também estimula a aprendizagem colaborativa e o engajamento. Além disso, o professor pode utilizar recursos tecnológicos, como aplicativos para celular ou tablet, para dinamizar a aula. Dessa forma, os alunos se sentirão ainda mais motivados pela possibilidade de usarem seus próprios celulares e poderão ser encorajados a continuar a tarefa em casa, favorecendo a autonomia.
Aproveitando aplicativos para celulares no contexto escolar, o professor torna possível a integração das novas tecnologias à sala de aula, transformando esse dispositivo em aliado no processo de ensino-aprendizagem. A gamificação proporciona principalmente um novo olhar do aluno sobre a aprendizagem: um processo que pode e deve ser divertido e desafiador.
Infelizmente, ainda são muitos os profissionais da pedagogia que não conhecem bem esses benefícios, e não aplicam em seu trabalho. Se quiser aprender a usar gamificação na sua aula usando apenas o Google Drive, clique aqui!
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