Como desenvolver uma boa estratégia no Tênis?






Em primeiro lugar, você sabe o que é uma estratégia no Tênis? Num rápida busca no Google, encontrei a seguinte definição:

"Estratégia é uma palavra com origem no termo grego strategia, que significa plano, método, manobras ou estratagemas usados para alcançar um objetivo ou resultado específico."

No tênis, a estratégia compreende a elaboração de um plano de jogo, que depende do tipo de quadra, tipo do adversário, do seu tipo de jogo. Para executar essa estratégia, eu uso a tática é a colocação em prática deste plano, ou seja, como executar a estratégia estabelecida. Uso também a técnica para achar soluções que farão a minha estratégia ter sucesso.

Sabemos que alguns estilos de jogo se encaixam melhor com outros. É fundamental, para uma boa estratégia, ter em mãos como o adversário joga e qual é o tipo de quadra que você o enfrentará. Geralmente, temos 4 tipos de  estilos de jogo: o jogador de ataque de fundo de quadra; o tenista de contra-ataque; o de saque-e-voleio; e o tenista completo.E para cada um dele, há uma estratégia a ser estabelecida para que não se potencialize o que ele tem de bom. Qual é o seu? Já está trabalhando os pontos fracos do seu estilo de jogo?

Tipos de Estratégias

Voltando às estratégias, pode-se adotar 2 tipos de estratégias com o seu jogo: a ofensiva e defensiva.

A estratégia ofensiva baseia-se em pressionar constantemente o adversário, de forma que você busque fazer um winner. Jogadores que preferem esse tipo de estratégia, geralmente, têm um ótimo saque e um grande golpe (comum ser o forehand).

Adotar uma estratégia agressiva requer uma atitude mental positiva em relação aos seus erros. É normal que, ao ser agressivo, você acabe errando mais que seu adversário. Portanto, ficar bravo todas as vezes que você errar uma bola o levará, provavelmente, em direção a derrota.

A estratégia defensiva não são baseadas, como muitos pensam, em ficar jogando bolas altas o jogo inteiro. Elas são baseadas na máxima do tênis: quem erra menos, vence. Ser defensivo é basear seu jogo de modo que você erre menos que o adversário. Isso também coloca pressão no oponente, pois, se você não erra, então ele deve partir para winners - aumentando a chance de ele errar mais.

No caso de adotar uma estratégia defensiva, leve em conta que você precisa estar com o físico em dia. Numa partida, você correrá uma distância considerável e, para aplicar essa estratégia com eficiência, é provável que você precise correr muito até o último ponto.

Muitos jogos!

Para desenvolver seu conhecimento estratégico, é fundamental que você jogue muitos jogos. É através das experiências e situações que acontecem numa partida que você vai adquirir a maturidade e a consciência tática pertinentes a um bom jogador de tênis.

Quanto mais iniciante for o jogador, mais simples devem ser as estratégias e táticas usadas por ele (por exemplo: regularidade = bola na quadra). À medida que for progredindo, os planos de jogo podem se tornar mais elaborados (por exemplo: regularidade = bola na quadra, porém com variações de efeito).

É importante lembrar que quanto mais ferramentas (técnica) você tiver, mais opções táticas terá. Por isso, os aspectos táticos e técnicos jamais podem andar separados. Se você tem alguma dificuldade técnica para empregar a tática que achar melhor, aí está um bom desafio para os seus próximos treinamentos: desenvolver este aspecto técnico.

Se você quiser saber mais sobre estratégias dentro de um jogo de Tênis, não pode deixar de conhecer o Tennis Strategy. É treinamento completo sobre tática e estratégia no tênis de campo, através de um método de 6 passos simplificado você vai se tornar um grande estrategista no tênis. Clique aqui e saiba mais!


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário