Aprenda a usar a Kinesio Taping







O kinesio taping (KT) tem sido cada vez mais usado em condições musculoesqueléticas e lesões esportivas. Essa técnica foi desenvolvida no Japão por Kase e, recentemente, tornou‐se muito popular no tratamento da dor.

O kinesio tape é um material fino, leve e elástico, que não restringe o movimento articular. Encontrou‐se que é eficaz na diminuição da dor e do espasmo muscular, no aumento da amplitude de movimento (ADM), na melhoria da circulação sanguínea e linfática local, na redução do edema, no fortalecimento de músculos enfraquecidos, no controle da instabilidade articular e no alinhamento postural. Embora os mecanismos exatos do KT não sejam compreendidos, mecanismos de feedback sensório‐motor e proprioceptivo, estímulos nociceptivos inibitórios e excitatórios e a contenção mecânica foram explicados como mecanismos subjacentes.

A kinesio taping é uma bandagem SENSITIVA, por isso ela NÃO ESTABILIZA as articulações.

Por ser uma bandagem sensitiva, ela gera estímulos. Para gerar estímulos, o tempo é fundamental. A kinesio é uma bandagem desenvolvida para ficar em torno de três dias no atleta. Para que ela funcione por todo esse tempo é importante utilizar kinesios de qualidade, como as japonesas.

Principais benefícios
  • Corrige a função do músculo – A banda alivia a tensão anormal do músculo, potenciando e facilitando a acção do mesmo, quando está enfraquecido.
  • Melhora a circulação sanguínea e linfática – A Kinesio promove a circulação a estes níveis, facilitando a absorção de edemas e/ou hematomas.
  • Alivia a dor – Após a colocação destas tapes na área afectada, esta promove a supressão neurológica da dor, permitindo o funcionamento normal de diferentes estruturas músculo-esqueléticas, sem limitar o movimento e reduzindo ou eliminando sintomas como a dor.
  • Reposiciona a subluxação articular - Uma articulação deslocada devido à tensão anormal do músculo, pode ser corrigida com a banda que irá auxiliar na recuperação a função da fáscia e do músculo.
  • Aumenta a propriocepção – Isto acontece através da estimulação dos mecanorreceptores.
As características da fita, através do método de aplicação e da sua própria constituição, gerem alívio sobre o tecido cutâneo e subcutâneo, descomprimindo a região afectada. Para que o efeito seja o desejado, estas fitas deverão sempre ser aplicadas por profissionais de saúde com estudos nesta área, como fisioterapeutas, após uma análise criteriosa, pois é preciso ter noção da anatomia, das patologias e de como colocar a kinesio de forma a fazer o efeito desejado. É de sublinhar que esta técnica é aplicada como terapia complementar e mal colocado pode não fazer efeito ou até ser prejudicial à zona afectada.

Os fisioterapeutas antes de aplicar as Kinesio Tape têm de as cortar com um  comprimento e formato específicos tendo em conta o segmento onde as vão aplicar e o efeito desejado. Por exemplo, existem cortes em forma de "I", "Y", "X", "leque", entre outros, sendo que o "I" tem uma função mais estabilizadoras e a forma de "leque" mais drenante.

Ao contrário do que se pensa, as cores não influenciam na efetividade da bandagem, as cores são apenas um fator estético. Outro mito popular é de que as bandagens possuem substâncias anti-inflamatórias, o que também não é verdade. Sua ação é puramente sensitiva e estimulatória. A efetividade do método depende do conhecimento da anatomia e, principalmente, da função muscular. A autoaplicação por pacientes e atletas faz com que a Kinesio se torne um placebo visual, perdendo sua efetividade e funcionalidade.

Ter uma nova técnica para atendimento te traz uma possibilidade maior de atendimento de pacientes. Não seria diferente com Kinesio Taping. Por isso, quero te apresentar o curso "Aprenda Kinesio Taping" do prof Marcos Minello, fisioterapeuta que tem bastante experiência com diversos tipos de terapias. Clique aqui e saiba mais!





Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário