Como realizar uma boa Auditoria Contábil






Uma auditoria é uma revisão das demonstrações financeiras, sistema financeiro, registros, transações e operações de uma entidade ou de um projeto, efetuada por contadores, com a finalidade de assegurar a fidelidade dos registros e proporcionar credibilidade às demonstrações financeiras e outros relatórios da administração.

A auditoria também identifica deficiências no sistema de controle interno e no sistema financeiro e apresenta recomendações para melhorá-los.

Auditoria contábil é a análise minuciosa dos registros e dos documentos da empresa, de modo a averiguar se todos os deveres estão sendo cumpridos e evitar problemas fiscais.

Auditorias contábeis possibilitam que os sócios tenham o detalhamento da empresa e dos custos, trazendo assim maior controle do setor financeiro e administrativo.

O principal benefício direto é evitar problemas fiscais, uma vez que todos os valores e as documentações serão ordenadas, averiguadas e corrigidas caso necessário.

Quando falamos de processos de auditoria podemos ter dois tipos: os processos de AUDITORIA INTERNA, realizados por um auditor interno empregado da empresa, e os processos de AUDITORIA EXTERNA, realizados por auditor independente (externo) sem ligação direta com o contratante.

Ambas auditorias são extremamente importantes no dia a dia das empresas. No entanto, algumas diferenças tornam os objetivos de uma e de outra divergentes.

Em uma Auditoria Contábil, o Auditor analisa os saldos do fechamento do exercício anterior e confronta com os saldos disponíveis na abertura do exercício a ser auditado. A preocupação com a realização desse procedimento é a de evitar possíveis distorções, erros e fraudes, além de prevenir irregularidades.

Empresas que possuem a prática da Auditoria Contábil como uma constante tendem a possuir informações mais transparentes, concretas e seguras sobre sua situação financeira, estando aptas a identificarem possíveis falhas no controle interno corporativo e no sistema financeiro.

Após coletar os dados necessários, é feito o planejamento da auditoria. Por mais que exista uma regulamentação para padronizar os processos, para cada uma será necessário um plano único.

Isso acontece devido às demandas e necessidades diferentes em cada negócio, de modo a  garantir que serão utilizados os testes mais adequados. A consulta de nota fiscal, por exemplo, é uma atividade que pode demorar muito tempo quando realizada manualmente.

Além de analisar os dados, em uma Auditoria Contábil é identificada a ocorrência de fatos que comprometem a empresa em seu patrimônio - através dos exames de registros contábeis nos eventos que alterem a representação de um certo patrimônio. O conjunto de elementos que controlam esses patrimônios são o objeto da Auditoria Contábil.

Parte importante no cotidiano de várias corporações principalmente na atualidade, a auditoria contábil e financeira deve ser um processo transparente, a fim de demonstrar para colaboradores, e para a sociedade em alguns casos, a idoneidade dos procedimentos contábeis, financeiros e operacionais.

O curso de Auditoria Contábil e Financeira abrange conceitos, atividades e procedimentos essenciais na elaboração e execução de um boa auditoria. 

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário