Treinamento no Futebol




O futebol é um jogo que envolve duas equipes de 11 jogadores cada, sendo 10 atletas de linha e 1 goleiro. Mesmo nos níveis mais básicos, as posições são de defensores, de meio-campistas e de atacantes. Dependendo do sistema de jogo, o numero de atletas em cada linha pode sofrer combinações. Em competições oficiais o tempo de jogo é de 90 minutos de duração divididos em dois períodos de 45 minutos com 15 de intervalo, o que exige muito fisiologicamente dos atletas por causa dos padrões das atividades executadas nesse período que podem ser expressos em perfis de trabalho físico, que podem ser determinados por métodos de análises dos movimentos que dão indicações úteis dos estresses fisiológicos impostos pelo jogo.

O futebol é uma modalidade com características muito específicas e especiais que o transformam num desporto cujo treino deve ser cuidadosamente programado e analisado. Existe uma série de etapas que um treinador deve percorrer para preparar a sua equipe para a competição da melhor forma possível.

O treinamento é "o ato de aumentar o conhecimento e perícia de um indivíduo para o desenvolvimento de determinada função ou atividade.

Nos últimos tempos, foram realizadas muitas alterações e inovações com relação ao desenvolvimento de ferramentas para o treinamento, visando estabelecer condições favoráveis à busca de melhores performances técnicas e táticas ao longo de uma determinada competição.

Buscando melhores resultados, as equipes de futebol a nível mundial, inovam e priorizam seu preparo físico e tático, com o intuito de elevar o seu nível esportivo.

    O planejamento desportivo é um processo que analisa, define e sistematiza as diferentes operações inerentes à construção e desenvolvimento dos praticantes ou das equipes. Por outro lado, organiza essas operações em função das finalidades, objetivos e previsões (a curto, médio ou longo prazo), escolhendo-se as decisões que visem o máximo de eficiência e funcionalidade das mesmas.

Dicas para professores e estudantes

Ter material de qualidade para o estudo do Futebol é importante. Eu indico:


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário