Cinesiologia






Palavra de origem grega (kínesis = movimento + logos = tratado, estudo), Cinesiologia é a ciência que estuda e analisa os movimentos do corpo humano a fim de compreender e equilibrar as forças que atuam sobre nosso corpo de modo a melhorar nosso desempenho físico e prevenir lesões.

A cinesiologia surgiu e desenvolveu-se a partir da fascinação dos seres humanos pelo comportamento motor animal. Questões levantadas pelos estudiosos tais como a maneira pela qual o homem anda, ou ainda como nada um peixe, como um pássaro voa ou até quais são os limites da força muscular, levaram o homem a criar e desenvolver a ciência do movimento humano, desde já chamada de cinesiologia. Esta relação homem-mundo animal observada nas origens da cinesiologia demonstra sua íntima relação com outra disciplina que faz referências ao homem e seu comportamento no meio animal: a antropologia. Aristóteles (384-322, a.C), que é considerado o "pai da cinesiologia", realizou seus estudos baseado em observações práticas dos animais em seu ambiente natural

A história da Cinesiologia Aplicada se inicia com Hipócrates (460-377a.C.), médico grego pai da medicina que,já no Séc.V a.C. utilizava o teste muscular para diagnosticar ferimentos neurológicos em soldados.

Galeno (131-202 d.C), apesar de pouco conhecido, foi quem deu o "ponta-pé" inicial para o entendimento dos movimentos humanos como resultado da contração dos músculos, o que pode-se considerar como uma descoberta magnífica para a evolução da cinesiologia. Infelizmente depois de seus estudos ocorreu um período de estabilização no processo de desenvolvimento da cinesiologia, período este que durou mais de 1000 anos e que se encerrou somente quando Leonardo da Vinci (1452-1519) realizou novos estudos a respeito do corpo humano.

Suas bases, estabelecidas no Séc.XX, iniciam-se em 1930 com os médicos Frank Chapmann e Terence Bennett.

Chapmann descobriu que existem nódulos em nosso sistema linfático denominados na área médica de "Pontos de Chapmann" e na Cinesiologia Especializada (CA) de "Pontos Neurolinfáticos".

Bennett descobriu que no nosso sistema vascular existe um conjunto de nódulos denominados na área médica de "Pontos de Bennett" e na CA de "Pontos Neurovasculares".

Em 1940, Kendal & Kendal e Wandworth desenvolveram o chamado "Teste Muscular", cuja ênfase é a tonicidade ou estado básico de contração dos músculos sob diferentes condições físicas e emocionais.

Em 1964, o médico quiropata americano, Dr. George Joseph Goodheart, Jr (1918-2008) descobre que, quando estimulados, os pontos reflexos de Chapman e de Bennett ativam o funcionamento do tônus muscular: um através de leve pressão e o outro por toque suave.

Essa descoberta inédita faz o Dr. Goodheart aprofundar em suas pesquisas e aliar princípios da biomecânica (músculos e movimentos), a conhecimentos e práticas das ciências da fisiologia e da bioquímica (Chapman e Bennett), da quiropatia (vértebras, membros), anatomia e nutrição, da física e da química, da Medicina Chinesa, da acupuntura e do teste de tônus muscular.


A finalidade da Cinesiologia é compreender as forças que atuam sobre o corpo humano e manipular estas forças em procedimentos de tratamento, de modo que o desempenho humano possa ser melhorado e lesões adicionais possam ser prevenidas.

Embora os humanos tenham sempre sido capazes de ver e sentir as suas posturas e movimentos, as forças que afetam os movimentos (gravidade, tensão muscular, resistência externa e atrito) nunca são vistas e raramente são sentidas.

Conhecer onde essas forças atuam, em relação às posições e movimentos do corpo no espaço, é fundamental para a capacidade de produzir movimento humano e modificá-lo.

O curso de Cinesiologia, por meio da Educação a Distância, oferece ao profissional de Educação Física E Fisioterapia conhecimentos sobre a origem da cinesiologia, Planos e eixos, articulações, músculos, análise cinesiológica e muito mais. Clique aqui




Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário