Estudo de Doenças Periodontais






As doenças periodontais inflamam e destroem as estruturas que envolvem e sustentam os dentes, sobretudo as gengivas, o maxilar e a camada externa da raiz do dente.

As doenças periodontais incluem: Gengivite, Periodontite, Gengivite ulcerativa necrosante aguda e Retração da gengiva

O acúmulo de bactérias é uma das principais causas dessas doenças. É mais provável surgirem em pessoas com má higiene oral, nos fumantes e entre pessoas com determinadas doenças e perturbações, como o diabetes mellitus, a desnutrição, a leucemia e a AIDS.

Os sintomas são claros e não devem passar despercebidos:

  • Vermelhidão das gengivas;
  • Hemorragia das gengivas durante a escovagem (a hemorragia das gengivas poderá ser um sinal de inflamação e doença);
  • Recessão das gengivas com sensação de dentes mais compridos;
  • Aumento da sensibilidade dentária ao frio ou ao quente;
  • Aparecimento de abcessos gengivais;
  • Mobilidade e alterações na posição dos dentes;
  • Mau hálito persistente.

Há apenas uma atitude correta perante os sintomas. A primeira atitude deve ser considerar que estamos perante um problema dentário muito sério, mas que tem solução e quanto mais rápida for a consulta com o Periodontologista mais eficaz será.

Um detalhado exame clínico, radiográfico e muitas vezes microbiológico, fornece a informação necessária para desenvolver um tratamento específico e eficaz.

Uma vez diagnosticada a gengivite ou a periodontite, é realizado um tratamento de descontaminação das raízes e eliminação da placa bacteriana e tártaro. Em situações mais avançadas pode ser necessário realizar pequenos atos cirúrgicos, para poder aceder à superfície das raízes que se encontram abaixo do nível da gengiva. As novas técnicas cirúrgicas permitem um tratamento mais preciso, conservador e regenerador, sendo o processo de cicatrização e eliminação da doença mais rápido e eficaz.

Entre os problemas de saúde que podem ser agravados por más condições bucais estão doenças cardiovasculares e respiratórias, síndrome metabólica, diabetes, osteoporose, disfunção erétil, entre outros, sendo essencial que o periodontista consiga reconhecer tais ligações. O curso Periodontia Médica - Estudo Sistêmico das Doenças Periodontais oferece conhecimento teórico sobre aspectos essenciais ao tema.

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário