A quadra de jogo e suas demarcações no Handebol





A quadra oficial de handebol tem o seu formato retangular e deve medir 40 metros de comprimento por 20 metros de largura.

Os gols devem ter o tamanho de 3 metros de largura por 2 metros de altura e são colocados bem no centro de cada uma das linhas de fundo da quadra.



Todas as linhas pintadas na quadra de handebol tem largura de 5 centímetros, com exceção das duas linhas dos gols que possuem 8 centímetros de largura, que se estendem de uma trave lateral a outra.

A área do gol é definida por um semicírculo de 6 metros de diâmetro. Apenas o goleiro pode se posicionar neste local.

A marca do goleiro fica a 4 metros de distância da linha de fundo, e ela serve para limitar até aonde o goleiro pode avançar em um tiro de 7 metros.

A marca de 7 metros é semelhante ao pênalti do futebol. É marcado quando um jogador é bloqueado, empurrado ou o adversário tenta arrancar ou bater na bola que está em poder alheio. Na cobrança de 7 metros, os outros jogadores devem ficar atrás da linha de 9 metros, da qual falaremos abaixo.

A linha de 9 metros, também chamada de linha de tiro livre, pois é ali que deve ser cobrado o tiro livro quando o adversário comete uma falta leve. Durante a cobrança, nenhum jogador do time que está atacando pode atravessar a linha até que a bola esteja novamente em jogo. A equipe que cometeu a falta pode montar uma barreira à frente desta área
.

O banco de reservas serve para os jogadores que estão de fora, ficarem sentados, aguardando a substituição.

A Mesa é composta pelo cronometrista, que cuida do tempo de jogo, e pelo secretário, que é o responsável por controlar as substituições e as faltas.

Dicas para professores e estudantes

Ter material de qualidade para o estudo do Handebol é importante. Eu indico:


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário