Coaching na Enfermagem





queroconteudo
O Coaching é utilizado como uma ferramenta para melhorar aspectos da gestão em Enfermagem.
Dentre esses: gestão de conflitos, desenvolvimento de competências gerenciais, preparação de líderes, capacitação de membros da equipe de enfermagem, melhoria da qualidade dos serviços prestados aos pacientes, diminuição do stress dos enfermeiros, gestão de pessoas de diferentes gerações no local de trabalho e avaliação da dor em pediatria.

É muito frequente o gestor de enfermagem não ter sido preparado para tal função e de repente ter que assumir este papel.
No cenário atual, da prática hospitalar o enfrentamento dos problemas pelo enfermeiro deve ser orientado pela conciliação das ações do pessoal de enfermagem e da gerência com as necessidades do cliente, tendo em perspectiva sua resolução aliada a uma assistência eficiente e eficaz. O serviço de Enfermagem inseridas nas Instituições de saúde se relaciona diuturnamente com todas as demais áreas, numa interdependência que, em maior ou menor grau, exige disposição, competência e habilidade de relacionamento. Nesta perspectiva, os Enfermeiros necessitam, como instrumento de gestão, o desenvolvimento da estratégia de liderança no processo de gestão de pessoas nas organizações de saúde.


Como todo trabalho em enfermagem é desenvolvido em equipe, é esperado que esse profissional tenha as competências requeridas para o exercer o papel de líder das mais diversas atividades dentro de um serviço de saúde. Vale destacar, que internacionalmente o coaching para profissionais de enfermagem já é bastante utilizado, principalmente na gestão de pessoas, educação em saúde e desenvolvimento da prática clínica.

No Brasil, esse despertar para o coaching por profissionais de enfermagem tem crescido bastante, pois, atrelado ao conceito de liderança. O coaching relaciona-se à capacidade essencial de liderança em equipe, em que o líder e o liderado formam uma parceria para identificar e alcançar as metas, com foco em contribuir para a melhoria do desempenho pessoal e profissional do liderado.

Em relação à incorporação em organizações de saúde, foi possível identificar que o Coaching foi utilizado como uma ferramenta para melhorar aspectos da gestão em Enfermagem. Dentre esses: na gestão de conflitos, no desenvolvimento de competências gerenciais, na preparação de líderes, na capacitação de membros da equipe de enfermagem, para a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos pacientes, na diminuição do stress dos enfermeiros, na gestão de pessoas de diferentes gerações no local de trabalho e para a avaliação da dor em pediatria.

O Coaching na Enfermagem vem se destacando justamente como uma das mais completas soluções para o desenvolvimento da liderança e surge como uma excelente ferramenta para os Enfermeiros que buscam inovar na arte de administrar pessoas.

Seja um Enfermeiro Líder Coach!

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário