7 benefícios imediatos da Educação Física Escolar





A Educação Física Escolar entra em nossa vida assim que começamos a estudar regularmente numa escola, e quando aliada à educação moral e intelectual, é fundamental para a formação do indivíduo como um todo, trabalhando todas as suas competências socioemocionais.
Mais do que uma disciplina complementar, a Educação Física tem características próprias e importantes. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), ela deve ser constituída por três partes: Jogos, ginásticas, esportes e lutas são a primeira parte, em que vemos o básico dos esportes que são realizados nas escolas. Logo após, temos as atividades rítmicas e expressivas, como a dança por exemplo. E por fim, os conhecimentos sobre o corpo, que envolvem noções básicas sobre anatomia e até mesmo reflexões sobre como diferentes culturas lidam com o corpo.
É necessário ter em mente que a criança através de seu corpo, desenvolve seu processo educativo, pois nele estão armazenadas suas características de vida, o qual clama por ser concreta, atendendo as necessidades de sua realidade e vice-versa, essa questão por sua vez deve fomentar o trabalho educativo do professor de Educação Física Escolar para além da simples tarefa da ação motora, elevando sua prática para uma ação educadora.

Mais do que deixar as crianças com uma bola, essa é uma disciplina importante e, por isso, separamos alguns pontos sobre Educação Física que você precisa saber:
• Ela insere, adapta e incorpora o aluno no saber de seus movimentos, ou seja, é uma forma dos alunos se conhecerem;
• Ela é um complemento para a educação intelectual e moral nas escolas, instigando os alunos a opinarem e se posicionarem em relação ao seu corpo e o seu papel na sociedade;
• Capacita a pessoa a desenvolver-se de maneira pessoal e em grupo;
• É uma importante ferramenta para ensinar as crianças a assimilar regras;
• Estimula o respeito mútuo, dignidade e solidariedade com o próximo;
• Melhora a autoestima, contribui para a expressão pessoal e reduz o estresse e pressão do dia a dia;
• Reduz o risco de doenças como obesidade, hipertensão arterial, colesterol e doenças respiratórias.
Tenha 16 vídeos EXCLUSIVOS que te ajudarão a entender e lecionar CADA VEZ MELHOR NA Educação Física no âmbito escolar. Conheça o Portal Educação Física na Escola.
 

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário