Treinamento de Goleiro no Handebol






A iniciação esportiva é a fase do primeiro contato da criança, adolescente, adulto ou idoso com a prática esportiva, que pode acontecer em diferentes contextos (escolas, clubes, iniciativas sociais das prefeituras dentre outros). Neste sentido, os professores e treinadores necessitam compreender a complexidade do processo de ensino e de aprendizagem através do esporte e oferecer incentivos que permitam aos alunos vivenciarem as inúmeras possibilidades dentro de uma modalidade esportiva.



O handebol é uma modalidade esportiva que permite a vivência dos iniciantes nas mais diversas situações e funções. Entre elas, está a posição do goleiro que muitas vezes acabam sendo deixada de lado no planejamento das aulas ou treinos. No entanto, o goleiro de handebol é uma personagem muito importante dentro de uma equipe e por isso torna-se fundamental o professor ou treinador elaborar atividades que estabeleçam o contato do aluno com essa posição.

A iniciação esportiva não tem como foco a especialização de posições, ao contrário disso, tem como objetivo oportunizar o direito à todas as pessoas sobre as mais variadas possibilidades dentro de uma modalidade esportiva. Contudo, é necessário atenção durante esse processo, porque permitir que o iniciante assuma o papel de goleiro não é o mesmo que permitir a sua compreensão sobre a posição.

A importância de um treinamento específico de goleiro no handebol vem crescendo de acordo com a necessidade que os treinadores estão tendo de um bom goleiro. Portanto o treinamento específico de goleiro é muito importante para a formação e evolução de um goleiro

A posição básica do goleiro consiste em permanecer ao centro do gol e um pouco adiantado da linha do gol, com a cabeça erguida e com total controle do campo visual da bola. As mãos devem se manter abertas direcionadas para o objetivo (defender a bola).

Em nenhum momento o goleiro deve segurar a bola em suas defesas, pois ela deve ser rebatida na área podendo ser recuperada, ou ainda rebatida por cima da linha do gol, para evitar o gol e também a recuperação da bola pela equipe adversária. O goleiro de handebol precisa aproveitar as vantagens da posição, como por exemplo, a sua área exclusiva de atuação.

Para que o atleta ocupante da posição de goleiro venha obter sucesso na realização de suas funções, é necessário que este tenha algumas características físicas, técnicas, táticas e psicológicas que se enquadrem nas especificidades e exigências das partidas, sendo que estas podem facilitar a otimização do desempenho, não podendo ser vistas como limitantes na escolha de jovens para a função. A ausência de algumas dessas aptidões pode ser compensada pelo desenvolvimento de outras capacidades. Exemplificando, podemos ilustrar um desenvolvimento do posicionamento em detrimento da velocidade de deslocamento, sendo que o desenvolvimento do primeiro resulta em uma maior facilidade na execução das defesas. Mas, quanto maior for o número de atributos presente no goleiro, maior será a sua chance na obtenção do sucesso perante as dificuldades impostas a ele no desenrolar da sua vida esportiva.

Dicas para professores e estudantes

Ter material de qualidade para o estudo do Handebol é importante. Eu indico:

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário