Aspectos para implantação da Ginástica Laboral






Doenças como LER e Dort causam dor e fadiga, diminuem a produtividade e levam ao afastamento do trabalho. Já é consenso que, através da ginástica laboral, funcionários de diversas ocupações apresentam melhora na saúde física e psicológica, além de maior produtividade e menos faltas ao trabalho. 

As empresas estão procurando a Ginástica Laboral para melhorar a saúde dos funcionários. Profissionais de Educação Fìsica e Fisioterapia podem, dependendo do objetivo da empresa, atuar de direta. Assim sendo, a  Ginástica  Laboral é um campo de trabalho para essas duas áreas. Mas como fazer um programa de implantação? O que é importante ao acompanhar esse programa?

O programa deverá ser precedido de um levantamento dos dados referentes a quadro de funcionários (número, idade, escolaridade, jornada de trabalho), atividades desenvolvidas pela empresa e sua produtividade, bem como uma análise ergonômica do setor e das atividades desempenhadas pelos trabalhadores do local em questão. O Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO), Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) serão acessados para averiguação dos dados condizentes aos acidentes de trabalho, demanda ambulatorial, afastamentos e absenteísmo.

Os colaboradores (setor administrativo e produtivo) do Programa na empresa serão esclarecidos a cerca do que constitui o programa, seus objetivos, benefícios e razão de sua implantação através de palestras realizadas na empresa.

Os trabalhadores responderão a um questionário que será aplicado pelos profissionais engajados na implantação do Programa de Ginástica Laboral abordando desde dados sócio-demográficos ao detalhamento da atividade desempenhada, juntamente com a escala de Corllet, servindo como ferramenta de acompanhamento de algias.

O consolidado gerado por este levantamento servirá como base para avaliação da eficácia da implantação do Programa de Ginástica Laboral na empresa.

O programa de Ginástica Laboral será acompanhado através de um registro por sessão do programa que constará a freqüência dos indivíduos de cada turno (a ser preenchida pelos orientadores), a descrição das atividades realizadas no transcorrer de cada encontro sendo devidamente assinada por um dos integrantes do grupo ou pelo responsável pelo setor, bem como pelos profissionais encarregados pela aula.

Ao término de cada mês, será feito emitido um relatório consolidando os dados referentes às freqüências dos trabalhadores, associada à demanda ambulatorial, aos acidentes de trabalho, afastamentos e absenteísmos.
Semestralmente, haverá uma compactação dos dados e uma nova aplicação da escala de Corllet aos colaboradores, bem como um questionário de avaliação de adesão ao Programa, cujos resultados deverão ser expostos tanto para os setores administrativos como de produção.

Para finalizar, há vários materiais para o profissional trabalhar com Ginástica Laboral e potencializar os seus efeitos. Eu gosto muito desse Curso online de Ginástica Laboral porque o conteúdo é direcionado para a prática profissional. Clique aqui e saiba mais!

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário