Ensino da Biossegurança na Enfermagem






Todo profissional que trabalha em Hospital deve entender e praticar os conceitos da Biossegurança. É fundamental a conscientização e educação permanente dos profissionais proporcionando-lhes condições para um trabalho seguro, bem como a oportunidade para reflexões, discussões críticas, atualização e adoção de medidas preventivas corretas

No que diz respeito aos profissionais de saúde, a biossegurança preocupa-se com as instalações laboratoriais, as boas práticas em laboratório, os agentes biológicos aos quais o profissional está exposto e até mesmo a qualificação da equipe de trabalho. Isso é importante porque, nesses locais, existe a frequente exposição a agentes patogênicos, além, é claro, de riscos físicos e químicos.

Apesar de muitos profissionais considerarem a biossegurança como normas que dificultam a execução de seu trabalho, são essas regras que garantem a saúde do trabalhador e do restante da população. O não cumprimento das normas básicas de biossegurança pode acarretar problemas como transmissão de doenças e até mesmo epidemias.


A Norma Regulamentadora número 32 (NR 32) do Ministério do Trabalho e Emprego (BR) trata da Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde, com o objetivo de agrupar o que já existe no país em termos de legislação e favorecer os trabalhadores da saúde em geral, estabelecendo diretrizes para implementação de medidas de proteção à saúde e segurança dos mesmos. Esta norma trata dos riscos biológicos; dos riscos químicos; das radiações ionizantes; dos resíduos; das condições de conforto por ocasião das refeições; das lavanderias; da limpeza e conservação; e da manutenção de máquinas e equipamentos em serviços que prestam assistência à saúde.

Qualquer ambiente de trabalho oferece riscos aos seus profissionais, sendo, por isso, o que explica a importância da biossegurança. Ocorre que, em hospitais, clínicas e em outros serviços de saúde, esses riscos envolvem também os pacientes e os impactos ambientais e sociais, necessárias uma série de medidas de segurança.

Veja as vantagens de seguir as normas de biossegurança:

1. Redução dos riscos à saúde dos trabalhadores

Uma das vantagens de seguir às normas de biossegurança é que isso reduz os riscos inerentes à saúde dos trabalhadores. Atitude simples que é imprescindível, levando em consideração os tipos de materiais e de reagentes que eles utilizam em seus ofícios.

2. Minimização de acidentes em laboratórios

Os acidentes em laboratórios eram mais comuns no passado e diminuíram pela adoção de normas de controle mais rígidas e eficientes. Atualmente, além da proteção do profissional em si, no caso de um problema mais sério — de vazamento, por exemplo —, o próprio estabelecimento precisa pausar as suas atividades, o que causa prejuízos muito grandes.

3. Preservação do meio ambiente e da sociedade

Seguir as normas de biossegurança implica também em conseguir uma melhor preservação do meio ambiente, por meio da descontaminação ou da eliminação dos riscos de exposição. Isso torna o local apto para o manuseio seguro e promove o descarte adequado dos materiais utilizados, evitando a poluição de rios e solos.

4. Aumento da qualificação profissional dos envolvidos

As normas de biossegurança implicam em treinamentos constantes para os profissionais que são expostos a situações de risco. Isso faz com que eles fiquem cada vez mais qualificados e em melhor sintonia com a tecnologia existente, garantindo uma qualidade muito maior dos procedimentos realizados, gerando melhores resultados.

No geral, as medidas de biossegurança envolvem dois pontos — os equipamentos de proteção individual (EPI) e os equipamentos de proteção coletiva (EPC). Dentre as suas aplicações, podemos destacar ainda outros exemplos:

EPI

  • luvas para profissionais, especialmente enfermeiros, que lidam com amostras biológicas e atendem pacientes com doenças contagiosas. Em laboratórios, para todos que manipulam, preparam reagentes e lavam material;
  • jalecos ou aventais, de manga longa e na altura dos joelhos, usando sempre fechados. Precisam ser lavados e descontaminados após o uso e nunca devem ser usados fora do ambiente de trabalho;
  • máscaras para proteção contra substâncias químicas, evitando a inalação;
  • óculos de proteção, protetor facial e sapatos fechados, para evitar respingos de material biológico sobre a pele;
  • kevlar, um colete para a proteção de temperaturas muito altas ou baixíssimas.

EPC

  • cabines de segurança: equipamentos que promovem a contenção física dos agentes infecciosos, para proteção dos profissionais;
  • lavar olhos: para limpeza imediata de olhos e face;
  • chuveiro de segurança: de fácil acesso, para limpar roupas e a pele do profissional em caso de derramamento de material biológico ou substância química;
  • autoclave: realiza a esterilização de instrumentos por calor, tornando o uso seguro novamente;
  • proteção de linha de vácuo: para evitar contaminação do sistema de vácuo com fluidos derramados e aerossóis;
  • microincineradores de alça: alças de material plástico estéril em caixas de aço, para transporte seguro de materiais ou agentes.

Além disso, as práticas de biossegurança também envolvem normas detalhadas para as instalações laboratoriais, o descarte de agentes químicos e biológicos, além do treinamento das equipes.

A educação em biossegurança não foi inserida nas disposições legais de formação dos profissionais de enfermagem e, como conseqüência, apesar dos esforços pontuais para inclusão deste tema no nível superior, ainda existe um grande abismo entre a magnitude do problema e a formação e capacitação de recursos humanos para a prática profissional segura.

Para finalizar, preciso indicar cursos online de Enfermagem para melhora do conhecimento do aluno ou profissional.  Clique aqui e saiba mais!


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário