Conteúdo completo sobre Treinamento Funcional para profissionais





O estilo de vida fitness ganhou muitos adeptos e, com isso, o modelo tradicional de treinamento deve se adaptar. Afinal, cada aluno prefere um tipo de exercício, tem uma rotina diferente e uma disponibilidade distinta. Por essa razão, surgiram os estúdios de treinamento funcional, em que os profissionais oferecem um atendimento personalizado.

O treinamento funcional como todo programa de exercícios que tem como objetivo melhorar a habilidade de realizar atividades normais da vida diária com eficiência e autonomia.

Como envolve exercícios complexos, vai fazer você pensar e se concentrar antes de realizar a ação, o que também ajuda na coordenação motora e na percepção corporal. Veja a seguir os principais benefícios do treinamento funcional:

  • fortalece o core — músculos profundos da região abdominal, pélvica e da lombar, responsáveis pela boa postura e prevenção de lesões;

  • trabalha articulações, tendões e ligamentos;

  • ajuda a melhorar a execução de movimentos;

  • aumenta a resistência e a força muscular;

  • melhora o condicionamento do sistema cardiorrespiratório;

  • contribui para a flexibilidade e equilíbrio;

  • oferece movimentos dinâmicos, sem monotonia.


Gasto Calórico

Além do trabalho muscular, há a parte aeróbica, que pode ser feita com circuitos em que o aluno corre, pula em uma cama elástica, salta um obstáculo, desvia de cones. O gasto médio em uma hora de aula é 800 calorias. Correndo durante ao mesmo tempo, gasta-se cerca de 700 calorias. Mas isso também pode depender de cada indivíduo e do nível de condicionamento físico.

Acessórios

O treino funcional também pode ser realizado com o uso de acessórios como cordas, bolas, cones, elásticos e discos, que ajudam a exercitar a musculatura profunda, ou seja, trazer uma maior complexidade à atividade.

Em um dos exercícios com a bola, por exemplo, a pessoa deita-se de costas sobre o acessório, mantém os pés apoiados no chão e deve flexionar o tronco, voltando à posição inicial. Com isso, exercita os músculos abdominais e o equilíbrio, visto que precisa se equilibrar sobre a bola.

Com a corda, o aluno, em pé e com as pernas paralelas, segura o acessório com as duas mãos e o movimenta para cima e para baixo (ondulação de corda). Pode variar o movimento, movendo a corda para a esquerda e para a direita ou em diagonal. É possível ainda fazer o movimento com a corda e, ao mesmo tempo, agachar ou alternar as pernas.

Viu como um único acessório permite uma série de atividades? Ao fazer esse exercício, o aluno melhora o condicionamento físico, a coordenação motora, a musculatura dos membros superiores, trabalha a região do core e o equilíbrio.

O profissional

Fazer movimentos com execução errada, sem orientação e o conhecimento adequado sobre a prática pode provocar lesões.

Os resultados esperados dos exercícios funcionais podem ser relativos como qualquer outro tipo de treino. Há diversos fatores que podem interferir nos efeitos físicos: frequência nos treinos, alimentação e descanso, entre outros.

O profissional de Educação Física que vai trabalhar com o Treinamento Funcional precisa ter atenção as metodologias, às características do treino para que haja um melhor desempenho possível.

Segue abaixo conteúdo completo para especialização do professor:




Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário