O que fazer numa sessão de Massoterapia?






Sabemos que as diversas formas de massagem são muito recomendadas por suas capacidades de ajudar mente e o corpo no relaxamento, pensando assim, realizar massagem regularmente já pode ser considerada uma vantagem.

Os fatores que devem ser levados em consideração na aplicação das técnicas de massagem terapêutica são a direção do movimento, a intensidade da pressão, a velocidade e o ritmo dos movimentos, os meios utilizados (inclusive outros instrumentos além da mão), a posição do paciente e do terapeuta e a duração e freqüência do tratamento. Cada um destes fatores será considerado sob uma perspectiva histórica.

* Direção

A literatura mostra que até a época de Hipócrates, a direção da massagem era centrífuga (Johnson, 1866).

Galeno, cinco séculos depois de Hipócrates, variava a direção dos movimentos da massagem, dependendo da sua finalidade e da sua relação com o exercício. Mennell disse que todos os movimentos profundos da massagem devem ser realizados centripetamente, para ajudar no fluxo venoso e linfático.

* Pressão

A consideração da pressão parece Ter sido importante desde a descrição mais antiga dos movimentos de massagem.

Mennell foi excepcional em seu raciocínio para o uso da massagem. Este autor afirmou que a intensidade da pressão depende somente do relaxamento muscular. Quando os músculos estão relaxados durante todo o tratamento, mesmo uma ligeira pressão deverá influenciar todas as estruturas na parte sob tratamento. Mennell acreditava que o movimento pode ser profundo, sem que seja vigoroso. As técnicas de massagem do tecido conjuntivo usam uma pressão firme, mas buscam evitar dor.

Velocidade e Ritmo

Alguns autores mencionam brevemente a velocidade dos movimentos de massagem, mas poucos estudaram o ritmo.

Na descrição dos movimentos de alisamento, alguns autores diferenciam entre a velocidade do movimento inicial e a do movimento de retorno, tornando o movimento de retorno mais rápido, o que cria um ritmo irregular. Os movimentos na massagem do tecido conjuntivo são sem pressa, mas não com qualquer velocidade ou ritmo precisos.

* Meios

As histórias contadas por Homero nos mostram que já em 1000 a.C. foi empregado um meio oleoso para a massagem . O azeite de oliva era o meio preferido; acreditava-se que o próprio azeite tinha algum valor terapêutico. Os usuários mais recentes da massagem têm opiniões diferentes acerca do uso de maiôs para a massagem. Alguns fazem objeção a qualquer tipo de meio, e os que usam algum meio escolhem um óleo lubrificante ou um pó (talco) e os que não usam meio (massagem a seco) asseguram que esta modalidade é mais limpa, dá uma percepção mais correta das mãos e proporciona movimentos mais uniformes. Mennell dizia que a seleção de um meio depende da preferência pessoa e acreditava que o melhor é o mais simples.

* Posição do Terapeuta e do Paciente

Quando o paciente está deitado em uma cama ou mesa terapêutica, a melhor posição para o terapeuta é em pé, e os pés devem permanecer em contato com o chão em todos os momentos, para que o equilibrio seja mantido.

A mesa terapêutica deve ter uma altura adequada para o terapeuta reduzindo o risco de uma lesão dorsal.

Já na posição em que o paciente encontra-se sentado, a melhor postura para o terapeuta é sentado de frente para o paciente.

O terapeuta deve evitar uma excessiva flexão dos pulsos e heperextensão dos dedos.

* Duração

Zabludowski preconizava que a duração deveria ser de 1 a 3 minutos, dependendo das dimensões da área afetada, idade do paciente, duração da enfermidade e constituição e hábitos do paciente. Mennell acreditava na necessidade de levar em consideração a idade do paciente, ao lhe ser administrada uma massagem. No início, frequentemente 20 minutos são suficientes, e os tratamentos poderão Ter suas durações gradualmente aumentadas. Semelhantemente, mais para o final do tratamento, as sessões deviam sofrer redução no tempo de aplicação.

* Frequência

Não devemos dar atenção àqueles que definem numericamente a frequência com que qualquer pessoa deverá ser massageada; porque este dado deverá ser obtido para cada indivíduo.

Cada movimento de massagem tem características únicas. Os componentes essenciais são entre eles:

- Apoio e posicionamento confortaveis dos pacientes, de modo que possam ficar relaxados durante o tratamento;

- Manutenção das mãos flexíveis, de modo que se encaixem ao contorno da parte do corpo que esta sendo massageada.

- Estabelecimento da velocidade correta dos movimentos.

- Manutenção de um ritmo uniforme.

- Regulagem da pressão de acordo com o movimento que esta sendo realizado, o tipo de tecido (s) tratado (s), e a finalidade do tratamento.

- Manutenção do posicionamento postural adequado e da boa mecânica corporal.

O massoterapeuta deve passar por um treinamento específico e são licenciados e certificados. Dessa forma, eles são preparados para manipular o tecido profundo observando as reações do paciente para não provocar lesões.

Curso online completo de Massagem Esportiva com o Fisioterapeuta da Seleção Brasileira Sub-20. Prof. Dr. Wallace Stefanini. Você vai aprender sobre Fundamentos e Técnicas da Massagem Terapêutica. Fisiologia da Lesão e Disfunções Segmentares. Fundamentos da Massagem Desportiva. Clique aqui e saiba mais



Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário