Lipídios na Alimentação






Os lipídios – ou gorduras – são nutrientes responsáveis por uma série de funções fundamentais para o organismo. Além disso, possuem uma importante função: a energética. Eles liberam uma maior quantidade de calorias por grama que outros compostos. Além disso, os lipídeos são ótimos veículos de transporte de vitaminas lipossolúveis. Eles fornecem importantes moléculas para o funcionamento do organismo, como prostaglandinas, colesterol e lipoproteínas, e também ácidos graxos essenciais que não podem ser sintetizados pelo organismo e devem ser ingeridos.

Cursos e ebooks sobre Nutrição

Eles compõe de 20 a 30 % da dieta, a maior fonte de energia para o corpo. Cada 1g fornece 9 Kcal. Ajudam na absorção de vitaminas lipossolúveis A, D, E e K

Podem ser divididos em:

Gorduras boas
- ácidos graxos monoinsaturados: azeite de oliva, óleo de canola, óleo de gergelim, nozes, abacate, castanha do Pará;
- ácidos graxos poliinsaturados Ômega 3: semente de linhaça, arenque, óleo de bacalhau, atum, salmão, sardinha, cavalinha, espinafre, couve e rúcula;
- ácidos graxos Ômega 6: óleo de soja, milho, girassol e algodão.

Gorduras ruins
- ácidos graxos saturados: manteiga, leite integral, bacon, azeite de dendê, carne de boi gorda, toucinho, óleo de coco
- Gordura trans: margarinas sólidas, nuggets, biscoitos recheados, empanados, produtos de panificação (folheados, croissants), congelados industrializados.

Funções dos Lipídios

Os lipídios apresentam funções importantes para o organismo, confira a seguir:

  • Reserva de energia: utilizada pelo organismo em momentos de necessidade, e está presente em animais e vegetais;
  • Isolante térmico: nos animais as células gordurosas formam uma camada que atua na manutenção na temperatura corporal, sendo fundamental para animais que vivem em climas frios;
  • Ácidos graxos: estão presentes nos óleos vegetais extraídos de sementes, como as de soja, de girassol, de canola e de milho, que são usados na síntese de moléculas orgânicas e das membranas celulares.
  • Absorção de vitaminas: auxiliam a absorção das vitaminas A, D, E e K que são lipossolúveis e se dissolvem nos óleos. Como essas moléculas não são produzidas no corpo humano é importante o consumo desses óleos na alimentação.
Alimentos que tem Lipideos

A ingestão de lipídios é fundamental, pois ele traz diversos benefícios para a saúde auxiliando no funcionamento do organismo. Os alimentos ricos em lipídios podem ser de origem animal e vegetal.

Os alimentos de origem animal fontes de lipídios são:

  • Carnes vermelhas
  • Peixes
  • Ovos
  • Leite
  • Manteiga

Os alimentos de origem vegetal fontes de lipídios são:

  • Coco
  • Abacate
  • Oleaginosas como castanhas, nozes, amêndoas e gergelim
  • Azeite de oliva
Podemos então encontrar os lipídios em uma série de alimentos, de origem animal e vegetal. Os de origem vegetal devem, sempre que possível, serem preferidos em detrimento aos animais, por serem mais saudáveis, e estes últimos são ricos em colesterol. São encontrados lipídeos em nozes, avelã, castanha de caju, amendoim e amêndoas e também na soja, e óleos (girassol, canola, milho e azeite de oliva). Já os de origem animal podem ser encontrados na manteiga, nata, banha, creme de leite e bacon. Cabe ainda dizer que os lipídios ainda são importantes como invólucro e fator de sustentação de todos os órgãos do corpo, criando uma barreira térmica no corpo, mantendo o calor necessário para o bom funcionamento do organismo. Além disso, ajuda na reserva e fornecimento de energia.

O curso EAD Nutrição Funcional, oferece ao profissional o conhecimento sobre nutrição funcional e nutrição tradicional, bases fisiopatológicas da nutrição funcional, compostos funcionais presentes em alimentos e muito mais.

Até a próxima!

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário