Terapia Manual e a Fisioterapia





A palavra fáscia representa um conjunto membranoso, muito extenso, no qual tudo está ligado, em continuidade, uma unidade funcional. Este conjunto de tecidos que constitui uma peça única trouxe a noção de globalidade, sobre a qual se apoiam todas as técnicas modernas de terapia manual.

Entre as técnicas utilizadas podemos citar a Quiropraxia, Rolfing, Cyriax, Osteopatia, Maitland, McKenzie, Mulligan, Crochetagem, Mobilização Neural, Estabilização Segmentar Terapêutica, etc...

O fisioterapeuta utiliza como principal ferramenta as mãos, como o próprio nome da especialidade nos mostra, sendo estas o intermédio da realização dos testes e manobras inclusas no exame físico e tratamento. Através de uma avaliação criteriosa, o profissional chegará a um diagnóstico preciso, podendo a partir daí traçar um método de tratamento eficaz de acordo com os achados clínicos, levando-os também a um provável prognóstico.

Através da Terapia Manual atuaremos diretamente na causa do problema e não nos sintomas, os quais serão consequência de uma provável disfunção neuro-músculo-esquelética.

Portanto, para o Fisioterapeuta que trabalha com a Terapia Manual é essencial saber tudo sobre Fascia. Ao se familiarizar com essa estrutura, o sucesso do tratamento é mais fácil e rápido.

Até a próxima!



Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário