O sucesso do passe no Futebol






O passe no futebol é o elemento num jogo de futebol que une dois jogadores e que permite com segurança, quase na totalidade dos casos, da progressão da equipe com posse de bola.
Desenvolver o passe significa desenvolver a relação entre o jogador e a bola em todo o processo de transmissão da posse de bola. Ele pode ser feito com diversas partes do corpo e quanto mais recurso o jogador tiver na "relação com a bola" maior será sua habilidade e sua capacidade de resolução de problemas quando este está em contato com o objeto de disputa do jogo.

No futebol, que não é um esporte individual, o sucesso depende quase sempre da capacidade do jogo coletivo. E é através dos passes certos que se constroem a maior parte das jogadas. A deficiência no passe ou na recepção levam a muitas perdas de bola, levando a  falta de situações de finalização.

Observe que mesmo jogador é mais rápido sem bola do que com ela, pois envolve menos leitura cerebral, levando a maior concentração no sprint, porque não têm de ler os dois pés ao mesmo tempo que lê a bola. Portanto, devem ser priorizados lances em que o jogador percorre uma distância livre da bola do que com o domínio da bola e essa é uma das importâncias do passe correto no futebol.

E que tipos de passes podem ser realizados?  Podemos passar a bola, com o peito, com a cabeça ou com o pé (parte interna, externa, peito do pé, interna dianteira, peito do pé, com a ponta e com o calcanhar) e com o joelho. Quanto à bola, percorre um trajeto curto ou longo, pelo solo ou pelo chão, com mais ou menos velocidade e até pode ir tensa.

Dicas para professores e estudantes

Ter material de qualidade para o estudo do Futebol é importante. Eu indico:

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário