A segurança na Enfermagem





Na área da saúde, não é só o papel do médico que faz a diferença nos serviços relacionados da área. A enfermagem é uma área que faz diferença na vida dos pacientes e precisa ter alguns cuidados.

A Enfermagem é uma profissão que tem mostrado compromisso com a coletividade e a saúde do ser humano, participando com dignidade, competência, humildade e responsabilidade dos processos a ela relacionados. Na enfermagem é comum nos depararmos com situações perigosas, onde as exigências de segurança no trabalho são neglicenciadas causando acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
As características do ambiente hospitalar, maior campo de atuação do pessoal de enfermagem, e as peculiaridades das atividades executadas tem sido responsáveis por inúmeros acidentes de trabalho, embora muitas vezes não notificados.

Dentre os acidentes de trabalho que ocorrem com mais frequência entre os trabalhadores de enfermagem estão aqueles ocasionados por material pérfuro-cortante (agulhas, lâminas de bisturi, vidrarias e similares).

A ocorrência deste tipo de acidente torna-se extremamente preocupante quando envolve material infectado, já que podem implicar na transmissão de doenças crônicas e letais como: hepatite, síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), malária, herpes simples, entre outros.
Na enfermagem a subnotificação dos acidentes de trabalho ocorre na maioria das vezes devido a falta de esclarecimento dos profissionais em relação a importância do registro do acidente para garantia de seus direitos, bem como de sua utilização como estratégia para reinvidicação de melhores condições de segurança no trabalho.

Assim, gostaríamos de alertar os profissionais de enfermagem acerca da importância da adoção de práticas educativas referente a manipulação e descarte de materiais pérfuro-cortantes, cobertura vacinal dos profissionais referente a Hepatite B e a necessidade de notificação dos acidentes.
Acreditamos que a adoção de medidas educativas e preventivas efetivas pelas instituições empregadoras agregadas às políticas públicas que priorizem ações de promoção a saúde dos trabalhadores e prevenção de doenças possam minimizar a ocorrência de acidentes e doenças entre os trabalhadores de enfermagem.

Cursos online de Enfermagem 

Ebooks - Livros Digitais de Enfermagem


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário