O uso da Pliometria nos Esportes



http://www.musculacao.net/wp-content/uploads/2011/06/pliom%C3%A9trico.jpg

Há várias formas de se treinar fisicamente para vários esportes. Para ganhar força, existe uma infinidade de movimentos, entre eles, os exercícios pliométricos. Eles usam o chamado ciclo de alongamento-estiramento com o objetivo de melhorar a força da potência muscular com a ajuda de saltos. Por isso, inclua os pulos na rotina de treinamento.
    Esse tipo de exercício pode ser realizado antes do treino principal, ou até mesmo em dias isolados, quando você não tem corrida programada. Deve ter duração suficiente para desenvolver a fadiga muscular, sendo que o número de séries e repetições depende da sua familiaridade com o exercício, a dificuldade do treino do dia (caso tenha) e ainda do seu condicionamento físico.

    Os exercícios pliométricos podem exercer influência sobre o seu ritmo, sua velocidade e resistência, melhorando a eficiência de músculos como quadríceps, isquiotibiais, glúteos e panturrilha. Ele obriga o atleta a fazer uma dinâmica negativa ou positiva, seja saindo de um plano elevado para descer, ou o contrário. É importante lembrar que quanto mais intensidade, menor deve ser a frequência desse tipo de treinamento.


    Os movimentos pliométricos compõem uma das estratégias mais eficazes para trabalhar força e, principalmente, potência muscular. Essas características sao muito importantes para a melhora do condicionamento físico na prática desportiva.




    Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

    Comente:

    Nenhum comentário