Ensinar (novos) atletas sacar é sempre uma tarefa difícil. Vários itens devem ser adaptados e feitos com boa qualidade: velocidade, efeito, altura e localização são os principais elementos. Para iniciantes é melhor separar os elementos e ensinar eles individuais e fazer uma avaliação direta para eles entender qual saque foi bom e qual não atingiu o alvo. Para um técnico isso é quase impossível mas com as estações será possível.
Pode combinar as estações de qualquer forma e também pode inventar outras. Eu acho a melhor forma para trabalhar com as estações é deixar os atletas tentar no inicio sem explicações. Qualquer um experimenta e tenta do seu próprio jeito. Depois pode dar dicas, mais regras ou usar atletas como especialistas para as estações, que possa explicar para os outros. No caso você quer usar as estações para mais tempo no treinamento terá que aumentar os objetivos ou combinar estações para usar os elementos juntos. No inicio pode fazer saques simples, mas com tempo terá que ser saques de competição conforme as regras. Importante sacar sempre com apenas uma bola na mão, concentrar antes de sacar e jogar a bola no mínimo 15 cm. Todas as estações devem ser usadas com saques para forehand e backhand (para efeito lateral pode mudar o lado: efeito para direita ou esquerda).
Diferentes possibilidades de usar as estações no treinamento:
• No inicio ou no fim do treinamento, as vezes pode ser também assunto principal do treinamento
• Pelo tempo (exemplo: 3 minutos em cada estação), pelo sucesso (acertar cinco tentativas) ou pelas tentativas (10 saques em cada estação)
• Individual, dupla (junto ou um contra outro) ou em grupo
• Para uma época de algumas sessões de treinamento ou em treinamentos individuais somente uma vez
Veja o resto do artigo aqui
Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .
Nenhum comentário
Postar um comentário