Futsal e a Fisiologia



Resultado de imagem para futsal

O futsal é um dos esportes mais praticados no mundo. A Educação Física tem cada vez mais avançado no conhecimento científico. Atualmente, pôde a Educação Física consolidar-se não só como área da Educação, mas também como ciência da área da Saúde. A fisiologia do exercício, desde então, tem se mostrado como um excelente empreendimento para o conhecimento científico. Basicamente cabe dizer, que o conhecimento sobre a fisiologia do exercício se faz importante para todas as áreas relacionadas à Educação Física, já que o principal objeto de trabalho do Educador Físico é o corpo humano.

Ebooks grátis sobre Esportes e Educação Fìsica

Um dos principais determinantes para o alcance da excelência esportiva é a realização de treinamento sistematizado que envolva aspectos técnicos, táticos e físicos específicos à modalidade.

O conhecimento do metabolismo energético numa partida de futsal é necessário para se entender os eventos fisiológicos e bioquímicos decorrentes de tal demanda.  Mesmo com todas as afirmações não é bem definida qual via metabólica predomina na prática do futsal, acredita-se que esta seja uma modalidade com característica mista, ou seja, em uma fase inicial há predominância anaeróbia alática, porém ao transcorrer do jogo com a ocorrência das ações intermitentes e da não definição de intervalos completos, que possibilitem a ressíntese completa de CP (creatina fosfato), o tornam de característica anaeróbia lática.

A força, a potência anaeróbia e o índice de fadiga se tornam qualidades físicas essenciais no que diz respeito o futsal, devido a este possuir esforços intensos para defender e atacar. Porém são poucos os dados sobre potência e fadiga em atletas de futsal, infomações e dados que auxiliariam e norteariam o planejamento de preparadores físicos,  fisiologistas e treinadores.

Pode-se notar a presença marcante do metabolismo aeróbio na prática esportiva, devido a duração da partida e sua característica de movimentação, sendo de grande importância sua presença no planejamento da preparação física, principalmente no que se refere a potência aeróbia necessária para auxiliar na recuperação dos esforços e dar a base necessária como preparação física geral, principalmente na pré-temporada.

As respostas fisiológicas são fatores que limitarão o desempenho do atleta frente às solicitações físicas da movimentação e execução dos fundamentos técnicos do futsal.



Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário