O treino funcional para o MMA




Resultado de imagem para treinamento funcional para o mma

Os benefícios do treinamento funcional são cada vez mais difundidos, fazendo com que essa modalidade de preparo físico conquiste adeptos nos mais variados esportes. Do futebol às lutas, o treinamento funcional trabalha o atleta globalmente, melhorando todas as suas valências de modo a lhe preparar melhor para o exercício praticado. No MMA, por exemplo, o treino funcional é usado para resgatar as habilidades motoras do lutador, se aproximando ao máximo dos movimentos que ele vai utilizar na luta, com explosão, força e agilidade para prepará-lo melhor para cada disputa.

Cursos online de Educação Física
Ebooks - Livros Digitais de Educação Física

A individualidade do lutador é analisada para descobrir seus pontos fortes e como aprimorá-los. O lutador precisa ser forte e rápido para não ser vulnerável, mas precisa de um treino que melhore todas as suas valências físicas para poder estar bem preparado para a luta, o que é conquistado por meio do treinamento funcional. Há momentos que exigem força, resistência, explosão e não dá para prever em que hora da luta ele vai precisar de cada uma delas. Tem que estar preparado para a situação. O pessoal hoje esquece que precisa também ter equilíbrio. Os lutadores só aguentam as sequências de luta por causa da preparação física.

O treino de um lutador de MMA também não é baseado apenas no volume. Com as técnicas do treinamento funcional, busca-se o que o indivíduo tem de melhor para trabalhar suas dificuldades e potencializar seus pontos positivos. Todas as capacidades físicas serão desenvolvidas de forma equilibrada e específica, podendo fazer uso das mais variadas metodologias de treinamento para se chegar aos objetivos", diz Menache.

Para se adequar às necessidades do lutador de MMA, o treinamento funcional deve ser organizado de acordo com a individualidade do praticante, de seus objetivos e do calendário competitivo. O desenvolvimento multilateral das capacidades físicas do lutador é feito ao longo do período de preparação sem pular fases e sem desgastá-lo. A melhora das habilidades do atleta é o foco principal.

Tenha excelentes EBOOKS PARA TREINAMENTO FUNCIONAL

O treino é muito intenso e difícil, já que eles precisam, em geral, treinar três, quatro, até cinco modalidades de luta,fazer o preparo físico adequado ao seu nível de performance etc. O treinamento funcional além de capacitar o atleta a ser mais forte, rápido, resistente, flexível, ágil, etc vai atuar fortemente nas estratégias de regeneração e prevenção de lesões o que indiretamente irá aumentar o nível de performance. Outro aspecto fundamental ligado a um atleta bem preparado fisicamente é a força mental que ele adquire.

Com todas as habilidades desenvolvidas, o que define a vitória são detalhes, de acordo com Ribeiro: "ao melhorar as valências físicas, melhora-se também a parte técnica e ele pode dar mais soco, mais chute, ficar em atividade mais tempo, suportar mais golpes etc.

Ao adotar o treinamento funcional na periodização, o lutador passa a trabalhar o que faz menos na situação de luta para equilibrar o organismo: se ele dá muito soco, usa muito a parte anterior do corpo, então vamos trabalhar a parte posterior e os treinos farão ele andar mais pros lados e pra trás pra equilibrar a musculatura. Não usamos um só padrão de movimento para que ele possa ficar forte em todos os planos e eixos para se equilibrar melhor, não se lesionar e poder lutar por mais tempo.

A preocupação do treinador também deve ser com o descanso e a recuperação do seu atleta. Afinal, são itens que também fazem parte do treinamento, mas que muita gente negligência.


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário