Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior sua flexibilidade.
✓ Redução de tensões musculares
✓ Relaxamento
✓ Ganho de flexibilidade
✓ Prevenção de lesões, inflamações e distensões
✓ Ativa a circulação
✓ Ajuda no aquecimento, à medida que eleva a temperatura do corpo
✓ Melhora a postura
✓ Melhora a respiração
Outro ponto positivo do alongamento é que se pode alongar a qualquer hora do dia. É o tipo de exercício que não existe a necessidade de nenhum tipo de equipamento e ainda não é desgastante.
Deve ser feito lentamente, sem balanceios, pois estes enrijecem o músculo que está tentando alongar. O ideal é assumir uma posição confortável e sustentá-la, relaxando o músculo. Permanecer nessa posição de 10 a 30 segundos, respirando de forma lenta e controlada.
O alongamento deve progredir de maneira crescente e de acordo com a necessidade de cada um. A calma e o isolamento contribuem para o sucesso do exercício.
Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .
Nenhum comentário
Postar um comentário