Vantagens da Pliometria






Pliometria, o nome realmente não é animador, mas trata-se de um dos treinamentos mais eficazes para trabalhar os músculos e ganhar agilidade. 
Existem vários conceitos de como exercitar o corpo. Algumas técnicas utilizam diversas repetições do mesmo exercício, mas com pouco esforço. A pliometria não. O conceito básico orienta: mais força com mais velocidade. 
Atletas de ponta usam e abusam da pliometria. Mas pessoas comuns também podem adotar esse treinamento, com uma condição: desde que tenham um bom condicionamento físico.

Tenha uma aula de Pliometria para incrementar os seus treinos

Uma pessoa sedentária ou que não está habituada com a prática de atividade física deve primeiro aprender a absorver o impacto para depois usar os movimentos pliométricos. O sedentário, por ter uma inibição dos fatores neuronais (estimulo do sistema nervoso central) não consegue contrair os músculos rapidamente.

Também não imagine grandes malabarismos para os exercícios pliométricos. Atos simples, como subir e descer uma escada correndo, sem interrupções, já é pliometria.  Descer e subir escadas é uma atitude dinâmica, assim como carregar o seu filho no colo. Em muitas situações  comuns se encaixa a pliometria.

A principal característica é fazer com que o músculo alcance a força máxima no período de tempo mais curto possível. Como o arranque durante uma corrida. Você alonga os músculos na hora em que estica as pernas para correr e depois encurta quando acontece o impacto com o solo. Não entendeu? Imagine então o simples ato de saltar. Estimulando os músculos por meio de alongamento precedido de encurtamento. E para praticar pliometria nem precisa usar muito peso. É possível trabalhar tendo o seu próprio corpo como sobrecarga.

Vantagens da Pliometria
  • Produção de movimentos explosivos mais facilmente, como por exemplo, arrancar.
  • Capacitação do músculo para conseguir uma força máxima em um período de tempo mais curto possível: mais agilidade e força.
  • Produção de trocas musculares e neuronais que facilitam o rendimento de gestos de movimentos mais rápidos e potentes.
  • Melhora da eficiência mecânica dos músculos utilizados.
  • Aumento da tolerância a cargas de alongamento mais elevadas.
Tenha uma aula de Pliometria para incrementar os seus treinos

Os atletas conseguem vantagens com a pliometria. O maratonista, por exemplo, começa a ter uma passada mais ampla, além de diminuir o contato dos pés com o solo, deixando a corrida mais rápida. Isso em uma prova de 42km influi bastante. No vôlei, tênis, nos deslocamentos do futebol ou nas impulsões do basquete, usa-se muito os movimentos dinâmicos de contração e extensão dos músculos com velocidade. 

Em praticamente todas as fases do treino fazemos pliometria. Mas o período de base sua incidência é maior. Trata-se de um exercício que cansa muito.

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário