Informações sobre curso superior em Educação Física





O curso de Educação Física tem como foco formar profissionais capazes de promover a saúde e a capacidade física por meio do ensino e prática de atividades corporais. Ao final do curso, o aluno se qualifica para supervisionar programas de exercícios físicos, ginástica, jogos, artes marciais e dança.

O profissional de Educação física é capaz de auxiliar no tratamento de portadores de deficiência e preparar atletas de diversas modalidades esportivas. Para lecionar em escolas, é necessário o diploma de licenciatura.

O bacharel em Educação Física tem como mercado de trabalho as academias, hospitais, postos de saúde, ONGs, empresas, clínicas e até mesmo hotéis ou acampamentos. O profissional também pode ser personal trainer e atuar nos setores organizacionais e administrativos do esporte.

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Educação Física deve conter disciplinas que articulem a formação específica e ampliada, divididas de tal forma:

Formação Específica:

• Dimensão cultural do movimento humano;

• Dimensão técnica-instrumental;

• Dimensão didática-pedagógica.

Formação Ampliada:

• Relação ser humano-sociedade;

• Dimensão biológica do corpo humano;

• Produção do conhecimento científico e tecnológico.

A faculdade ainda é livre para propor um ou mais núcleos de aprofundamento que utilizem até 20% da carga horária total do curso.

Cursos Online de Educação Física
Ebooks - Livros Digitais de Educação Física

Com duração média de quatro anos, o curso de graduação em Educação Física pode ser do tipo licenciatura ou bacharelado.

Fazem parte da estrutura curricular do curso matérias sobre Anatomia Humana, Fisiologia, Nutrição, Prevenção de Lesões e Primeiros Socorros.

Outras disciplinas são mais específicas da prática desta profissão, como por exemplo: Atletismo, Esportes Aquáticos, Desenvolvimento Motor, Dança, Ginástica e Esportes, entre outros.

Quem opta pela habilitação de licenciatura deve realizar um estágio supervisionado e estará apto a atuar como professor em escolas de educação básica. Já os alunos do bacharelado devem elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário