É fácil se machucar jogando tênis. Menos do que no futebol de fim de semana, já que não há contato físico nem pontapés, mas ainda assim, bem mais comum do que se imagina. Jogadores que começam a se desenvolver precisam de uma preparação física adequada se não quiserem ver seus planos de evolução frustrados por contusões frequentes e limitações de agilidade.
Há lesões bem conhecidas dos iniciantes, como o tenis elbow, que afeta os tendões do braço, causada em geral pelo movimento errado do backhand, pelo uso de uma raquete inadequada ou com um encordoamento duro demais. E existem também problemas provocados pelos esforços repetitivos que afetam até o mais técnico dos tenistas e tornam a dor muscular uma rotina.O melhor a fazer para evitá-la é um trabalho físico que reforce aquelas partes do corpo mais sujeitas a lesões e desenvolva aptidões como equilíbrio, reflexo e resistência.
Uma boa prática para isso? Pilates.
No Pilates, os músculos se fortalecem, mas sem hipertrofia nem sobrecargas nas articulações. Exercícios específicos podem acabar com a assimetria entre o lado direito e o esquerdo do corpo que afeta os praticantes do esporte e reforçar os conjuntos musculares mais exigidos no jogo.
No tênis você não precisa ser exatamente forte – repare que os jogadores são magros –, mas é essencial ser rápido, explosivo e resistente. A maioria dos tenistas de alto desempenho faz Pilates para reduzir dores e lesões.
Dominar a avaliação no Pilates vai trazer uma maior eficiência no planejamento do trabalho do profissional.
Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .
Nenhum comentário
Postar um comentário