Provas da Ginástica Artística Feminina



https://p2.trrsf.com/image/fget/cf/460/0/images.terra.com/2016/04/17/selecaobrasileiraginasticaolimpicaeventotesterio17042016divulgacaocbg.jpeg

As mulheres disputam provas em quatro aparelhos diferentes. Os aparelhos femininos são o solo, o salto de cavalo, a trave olímpica e as paralelas assimétricas. Nestes aparelhos, durante as apresentações femininas,as ginastas procuram demonstrar a sua força, domínio, flexibilidade e graciosidade.

    Barras assimétricas

    http://imguol.com/2012/07/31/romena-larisa-andreea-iordache-faz-um-movimento-de-largada-durante-sua-apresentacao-nas-barras-assimetricas-durante-a-final-feminina-por-equipes-da-ginastica-artistica-1343754583816_956x600.jpg

    Este aparelho, é atualmente fabricado com fibras sintéticas e, por vezes, material aderente. O seu posicionamento é, a mais alta a 2,36 m de altura e a mais baixa a 1,57 m. A prova é composta por uma série de movimentos obrigatórios, tal como os restantes aparelhos. A posição das duas barras em diferentes alturas possibilita à ginasta um leque variado de movimentos, mudanças de pegas e alternância entre as barras. A execução de alguns movimentos também é facilitada através da propriedade de flexibilidade do aparelho.

      Trave olímpica

      http://i0.statig.com.br/bancodeimagens/dd/o2/4u/ddo24ugoruyyqds5aacco1o5x.jpg

      A trave é um dos dois aparelhos de execução unicamente feminina. A trave em si é uma barra revestida com material aderente, situada a 1,25 metros do chão, com cinco metros de comprimento e dez centímetros de largura, onde a atleta deve equilibrar-se e realizar saltos gímnicos, elementos acrobáticos e pivots.


      Solo

      https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiFXSOcTopX-GK4V_IBwRNC9NTrevG8P_adj6L5BdOHtw9QMNLLFR-IFoCeQiOIMEFvWiYre0t6ca6G0dEzyWomCb5u4QYtkubM_wSWywqUzVt7VbXyv6s-0nKwjyK-o4fQ-NDHkmbecQ4/s1600/solo+feminino.jpg

      O solo, enquanto aparelho, é um estrado de 12x12m feito de um material elástico que amortece eventuais quedas e ajuda ao impulso dos saltos acrobáticos e gímnicos. Como modalidade, os exercícios têm uma duração de 70 a 90 segundos para as mulheres. Durante a prova, são realizados movimentos acrobáticos e gímnicos anteriormente pontuados (nota de partida). Os exercícios femininos têm a particularidade de incluir acompanhamento musical instrumental.

      Salto


      O salto de cavalo é a prova mais rápida da ginástica artística. Dura aproximadamente 50 segundos, incluindo apenas o momento dos dois saltos aos quais o ginasta tem direito. A prova é composta por uma pista de corrida de 25 metros, que termina num trampolim de impulso e finalmente na mesa de saltos – de dimensões 120 x 95 cm. O salto é considerado um evento de explosão muscular, possuidor de uma margem mínima para erros.

      Em 1896, a ginástica passou a integrar o quadro de provas do primeiro Jogos Olímpicos de Atenas. É importante dizer que nessa época apenas os homens participavam dessa categoria, constituída por seis provas individuais: argolas, barra horizontal, barras paralelas, cavalo com alças, salto sobre o cavalo e subida a corda. Foi apenas em 1928 que as mulheres passaram a competir na ginástica, por equipes, em provas olímpicas. A inserção das provas individuais só aconteceu em 1931.

      Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

      Comente:

      Nenhum comentário