O que a Engenharia hidráulica faz?



http://www.pruner.com.br/images/prods/prc1.jpg

A Engenharia Hidráulica é um ramo da Engenharia Civil cuja principal atribuição é o planejamento e execução de obras ligadas aos diversos usos dos recursos hídricos, atendendo às necessidades básicas da população e possibilitando melhorias na saúde pública e também nas atividades econômicas.
Este ramo da engenharia civil é responsável pela realização de projetos como os de sistemas de esgotos, de redes de abastecimento de água, de sistemas de irrigação, de sistemas de drenagem, de obras portuárias, de barragens e de hidrovias. A engenharia hidráulica aplica os princípios da mecânica dos fluidos aos problemas ligados à recolha, armazenamento, controlo, transporte, regulação, medição e uso das águas. Uma característica destes sistemas é a do uso extensivo da gravidade como força motriz para provocar a movimentação dos fluidos. A engenharia hidráulica também se preocupa com as correntes de água, com o transporte de sedimentos através dos cursos de água, e com a interação da água com os seus limites aluviais.

São diversas as áreas em que está presente o engenheiro hidráulico. Os sistemas fluviais de navegação demandam obras como diques e comportas, além do estudo de cursos d'água e planejamento de rotas.

No setor de saneamento, executa obras de abastecimento e tratamento de água, sistemas de esgoto etc. Nesta área, os órgãos estatais são os principais empregadores do engenheiro hidráulico, assim como no setor de hidrelétricas.

Na construção civil, ele planeja o sistema de abastecimento de água e o de esgoto dos prédios, determinando os materiais mais adequados, como encanamentos e tubulações.

Na área de navegação fluvial, o Brasil subaproveita seus recursos, que são promissores em função do tamanho de suas bacias hidrográficas. Os governos começaram recentemente a incrementar essas vias de transporte.


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário