Como trabalhar com Jiu-Jitsu infantil






Artes marciais são excelentes ferramentas para o professor de Educação Física trabalhar com crianças, seja na escola, em aulas particulares ou em escolinhas específicas. O Jiu-Jitsu vem se consolidando como uma das principais e o professor de Educação Física precisa estar preparado para potencializar todos os benefícios que essa arte marcial pode trazer.

Há aspectos que eu considero bem importantes para essa potencialização e isso passa por idade de início da prática, conceitos utilizados, lições para se aprender e metodologia empregada.

Pode-se começar a usar o Jiu-Jitsu infantil a partir dos 4-5 anos de idade. Nessa fase de aprendizado, os treinos são muito mais lúdicos, focando em brincadeira que promovam o desenvolvimento motor, a disciplina e entendimento de regras de boa convivência social, o aprendizado do significado da figura de um professor e do senso de hierarquia, assim como o ganhar e perder; entra aqui também a significação da palavra NÃO.

As aulas de jiu jitsu para crianças tem por objetivo melhorar a concentração, proporcionar auto-estima, disciplina e saúde com total segurança. Muito mais do que apenas golpes e posições marciais, nesta modalidade busca fortalecer a relação de amizade entre pais e filhos, formar o caráter e possibilitar que a criança atinja a adolescência com seus princípios morais já formados.

Os benefícios da prática desta arte marcial são imensos. O aluno vai aprender a lidar durante a luta com soluções que o ajudarão na vida, não falo só de dificuldades e obstáculos ou auto controle e tudo mais que você já deve ter escutado várias vezes quando se fala de arte marcial.

O professor precisa  entender que o principal ensinamento que o jiu jitsu infantil traz é ensinar a tratar os outros com respeito, principalmente quando se está em uma posição de superioridade. A humildade deve estar cada vez mais evidente conforme se avança na vida e quanto antes aprendermos isso melhor. O jiu jitsu vai ajudar a criar um futuro com pessoas que lutam com afinco por seus objetivos mas que sejam ao mesmo tempo éticos e justos, que não queiram nada a qualquer preço, que andem de cabeça erguida e ajudem quem esta a seu lado, que caiam e saibam se levantar quantas vezes for necessário.

Ensinar jiu-jitsu para as crianças é uma missão de vida. Para ajudar nesse caminho e ter todos esses aspectos em aulas, há dois materiais excelentes, que servem para nortear o trabalho do profissional.

O Curso Metodologia em Jiu-Jitsu Infantil - Para o profissional, é importante ter uma qualificação em metodologia de Jiu-Jitsu infantil. Conheça essa qualificação, que tem um conteúdo muito bom. Clique aqui

E-book BJJ KIDS - E-book que mostra como conquistar escolas para o jiu-jitsu, encher e manter as turmas cheias. Clique aqui


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário