Sabendo mais sobre a Biologia Molecular






A Biologia Molecular é um ramo da Biologia que explora o estudo da vida em escalas moleculares. Seu principal foco é o estudo de genética, DNA, produção de proteínas e o material genético em geral. Seu campo de estudos é bem amplo. Seus estudos são baseados nas relações entre esse material genético e a produção de proteínas, assunto que envolve várias áreas. Essa área de estudo tem ligação intima com outras áreas de estudo, como bioquímica e a própria genética.

Os objetos de estudo da Biologia Molecular são todas ligadas às informações genéticas, hereditariedade, DNA, células. Todas essas coisas são alvo principal de outras áreas de pesquisa. A genética também explora esses fenômenos, embora essa biologia dê mais ênfase no grau molecular da pesquisa. A diferença básica entre essas áreas é que, enquanto essas áreas trabalham com análise macro ou microscópica de tecidos ou células, a biologia molecular trabalha num nível submicroscópico. Essa diferença se fez possível pelo avanço da tecnologia. Tanto é que, a Biologia Molecular é um campo bem mais novo que as outras áreas ligadas a ela.

A descoberta do DNA e RNA...

A história do DNA começa no ano de 1869 com o bioquímico alemão Johann Friedrich Miescher. A descoberta aconteceu por meio da análise do núcleo de células vindas dos glóbulos brancos do pus de feridas. O uso desse material se justificava porque essas células têm núcleo maior e são mais fáceis de isolar. Em meio as pesquisas, foi notada a presença de algo ácido e desconhecido. Na época, Miescher chamou essa substância de nucleína.

Mas foi somente em 1953 a descoberta do atual modelo de dupla hélice do DNA, proposto por James Watson e Francis Crick (do artigo Molecular Structure of Nucleic Acids: A Structure for Deoxyribose Nucleic Acid). Comprovando que o DNA contém a informação genética de todos os organismos vivos e é responsável pela transmissão hereditária. Por essa descoberta, em 1962 eles receberam o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia, tornando-se os cientistas mais importantes da história moderna.

As áreas que atuam junto...

Nesta área da biologia são frequentemente combinadas técnicas e ideias provindas da Microbiologia, Genética, Bioquímica e Biofísica. Historicamente, a Microbiologia exerceu um papel fundamental no desenvolvimento da Biologia Molecular, pois a maioria dos conceitos-chave e das técnicas de Biologia Molecular se originou a partir de estudos e experimentos realizados principalmente com bactérias, fungos e vírus (especialmente bacteriófagos, que são vírus que infectam bactérias).

Não existindo distinções muito definidas entre as disciplinas mencionadas, pode-se considerar a B. M. na interface entre a Bioquimica e a Genética.

A Bioquímica define-se, de uma forma geral, como o estudo das reações químicas em organismos vivos; a Genética ocupa-se especificamente do estudo das consequências de diferenças no material genético nos organismos.

Concluindo...

Essa área é relativamente nova. Antes, já havia outras ciências que já trabalham com seu material de estudo, talvez por isso, a Biologia Molecular esteja intimamente ligada a outras áreas. Sua história se mistura com a de outras ciências por causa disso sua atuação tem a cooperação de ciências como Bioquímica, Genética, etc. A Biologia Molecular ocupa então um espaço próprio, mas relacionando conhecimentos dos dois campos, ao investigar os mecanismos de replicação, transcrição e tradução do material genético.

Indicação de curso...

O curso de Biologia Molecular apresenta conteúdo completo e atualizado sobre o tema, incluindo conhecimentos sobre DNA, RNA e ainda mais.



Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário