Principais áreas de atuação da Medicina Veterinária






O médico veterinário é responsável pela assistência clínica e cirúrgica a animais domésticos e silvestres. Por isso, cuida da saúde, alimentação e reprodução de rebanhos, e inspeciona a produção de alimentos de origem animal. Ele verifica o cumprimento das normas de higiene nas indústrias, a fim de evitar a transmissão de doenças para o ser humano. Na indústria alimentícia, controla as tecnologias de produção. Em qualquer indústria que use matéria-prima de origem animal, a presença do graduado é indispensável para fazer o controle dessa matéria-prima. Pode atuar, ainda, na área de vendas de alimentos, remédios, vacinas e de outros artigos para animais.


Os principais lugares de atuação da medicina veterinaria são:

- Clínica de animais domésticos
- Clínica de grandes animais (cavalos, bois, etc) em fazendas e propriedades rurais
- Clínica de animais silvestres
- Controle do beneficiamento de produtos de origem animal em agroindústrias
- Defesa sanitária
- Saúde pública
- Desenvolvimento e produção de medicamentos e produtos biológicos de uso veterinário
- Desenvolvimento de biotecnologia
- Melhoramento genético

O que você pode fazer

Clínica e cirurgia de animais de pequeno porte Prestar atendimento clínico e cirúrgico a animais domésticos.
Centros de pesquisa Atuar na pesquisa e no desenvolvimento de biotecnologias voltadas ao setor animal.
Indústria de produtos para animais Acompanhar a produção e a comercialização de alimentos, rações, vitaminas, vacinas e medicamentos. Cuidar do marketing dos produtos e prestar assistência técnica ao cliente.
Indústria de produtos de origem animal Fiscalizar estabelecimentos que produzam, vendam ou exportem produtos de origem animal.
Conservação de espécies Estudar animais silvestres em cativeiro ou em seu habitat, cuidando de sua reprodução e preservação. Implantar projetos ecológicos e em reservas naturais.
Perícia técnica Avaliar a saúde de animais de competições esportivas e a possível ingestão por eles de medicamentos e hormônios proibidos.
Produção e sanidade animal Controlar a saúde de rebanhos. Prevenir e controlar doenças em propriedades rurais.
Saúde pública veterinária Prevenir e controlar zoonoses e doenças transmitidas por vetores. Atuar na vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental.
Tecnologia de produção animal Desenvolver técnicas e métodos de aperfeiçoamento genético, alimentação e reprodução.

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário