A brincadeira na Educação Física Escolar






A atividade que a pessoa pratica e através da qual ela consegue atingir a sua recreação chamamos de atividade lúdica ou atividade recreativa. Essas atividades recreativas têm uma importância na  formação de todo ser humano, compreendendo seu desenvolvimento integral (motor,social e cognitivo).

Uma das motivações para esse crescimento é a percepção da importância  dessa prática em todos os momentos da educação básica, inclusive na educação infantil.

s crianças brincam, e com muita intensidade em sua fase pré-escolar e brincam, também, quando não estão em horário  de aula. As crianças são especialistas em brincadeira.

Com isso se faz necessário, quando pensamos em atividade física escolar,  principalmente  para a educação infantil, pensarmos em atividades recreativas. Não cabe ao nosso objetivo, nesse  texto, abordarmos a importância da educação física nesse período ou quem deve aplicar as aulas, e sim a relevância que a atividades recreativas devem ter nesse período escolar.

Falamos de um momento onde o movimento é de extrema importância para o futuro da criança. Desenvolver habilidades e capacidades nos primeiros anos de vida pode trazer benefícios no futuro. E, sem dúvida, a melhor forma de trabalhar como os "pequenos" é através de brincadeiras.

Bem melhor que trabalhar a velocidade e resistência com corridas pela quadra é fazer um pic pega temático com animais, por exemplo. E quando trabalhar a lateralidade fazer um pic linha onde os alunos só podem se deslocar andando em cima da linha.

Enfim, trabalhar as competências necessárias para essa idade de forma que as crianças sintam motivadas a participar das atividades e, às vezes, sem  mesmo  perceber o que está sendo trabalhado.

Mas o professor deve saber, e muito bem, o que e para que está aplicando cada atividade.

O Top 100 atividades são guias que trazem atividades para serem aplicadas em aulas de Educação Física na Escola ou em Escolinha de Esportes. O primeiro a ser criado foi o TOP 100 Planos de Aulas, que contém 100 planos de aulas + 100 atividades de 10 modalidades aplicadas na Educação Física Escolar.

Depois, foram criados guias separados de 9 temas que são mais usadas na Educação Física Escolar. Em cada tema desse, descritos abaixo, tem 100 atividades.

Os produtos são:

TOP 100 Planos de Aula + 100 atividades
TOP 100 Atletismo
TOP 100 Basquete
TOP 100 Futebol
TOP 100 Futsal
TOP 100 Handebol
TOP 100 Natação
TOP 100 Psicomotricidade
TOP 100 Recreação
TOP 100 Voleibol

Temos também o TOP 800, que agrupa os 8 guias de TOP 100 Atividades (nele não está incluso o de Psicomotricidade). Para ver mais infirmações, clique aqui!

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário