Como a Enfermagem trabalha em Exames Laboratoriais






Os exames laboratoriais são realizados por laboratórios com alvará de licenciamento e profissional responsável. Segundo a RDC nº 302 de 2005, o Laboratório Clínico conceitua-se como um serviço destinado à análise de amostras de pacientes, com o objetivo de oferecer apoio ao diagnóstico e ao tratamento; esta resolução define os requisitos para o funcionamento dos laboratórios clínicos e postos de coleta laboratoriais público ou privado, que realizam atividades na área de análises clínicas, patologia clínica e citologia.

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), por meio da Resolução 195, de 18 de fevereiro de 1997, regulamentou a solicitação de exames de rotina e complementares pelo enfermeiro, quando no exercício de suas atividades profissionais, para uma efetiva assistência ao paciente, por meio da consulta de enfermagem, pautada nos programas do Ministério da Saúde.

Entender o papel da enfermagem em exames laboratoriais e como esse processo influencia no cuidado com o paciente é essencial para todos os envolvidos. Isso porque cada profissional deve executar sua tarefa corretamente para evitar danos preveníveis ao paciente.

Além disso, é fundamental compreender todas as fases de um exame laboratorial, quais são os principais cuidados para facilitar a coleta e evitar desconforto ao paciente, qual é a quantidade necessária de material biológico a ser coletado e como armazenar as amostras até a análise.

Outro ponto importante é saber as atribuições da equipe de enfermagem para aperfeiçoar essa atividade e obter o resultado clínico para acompanhar as próximas intervenções (além da evolução do paciente).

Funções do Enfermeiro

Um excelente enfermeiro será responsável por supervisionar a coleta de secreções biológicas executada pelos técnicos e auxiliares em enfermagem. Assim, garante-se que os procedimentos padronizados estejam adequados a cada tipo de exame.

Esse profissional também coletará as amostras dos pacientes na falta de funcionários ou quando tiver mais destreza e experiência para realizar tal ação — principalmente quando se tratar de amostras mais complexas e pacientes debilitados fisicamente ou fragilizados emocionalmente.

Sabe-se, no entanto, que essa atividade não é privativa do enfermeiro. O papel da enfermagem em exames laboratoriais pode ser compartilhado com biomédicos, farmacêuticos e médicos.

Todavia, estamos falando de uma atividade clínica muito interessante aos olhos do enfermeiro. Se ele trabalhar de forma multidisciplinar com outros profissionais, reduzirá significativamente os erros no processo de exames laboratoriais.

O papel da enfermagem em exames laboratoriais é uma das tendências da profissão. Isso porque está relacionado a questões como:

  • identificação correta do paciente;
  • verificação dos exames solicitados;
  • acompanhamento e supervisão dos técnicos de enfermagem na coleta de amostra biológica;
  • coleta de sangue (e outras fluidos, quando necessário);
  • avaliação periódica;
  • estabelecimento de padrões de segurança nas três fases de um exame;
  • apontamento de mudanças para a melhoria do serviço.

Para evitar o desconforto do paciente ou repetição da coleta de amostras por conta de eventuais erros, cabe à equipe de enfermagem definir um cronograma para a coleta de sangue, secreções e demais amostras. Conferir se os exames foram feitos de acordo com a solicitação médica é outro ponto importante.

Ao final das análises laboratoriais, o enfermeiro deve emitir um laudo com todas as informações relacionadas à identificação do paciente, tipo de exame, equipamento usado e conclusão do documento. Vale ressaltar que o documento deve ser datado, assinado e carimbado pelo profissional responsável.

Como a atividade em laboratórios de análises clínicas não é exclusiva da enfermagem – sendo aberta a biomédicos, farmacêuticos e médicos –, é imprescindível que o profissional tenha habilidades para trabalhar junto a uma equipe multidisciplinar.

A interpretação de exames laboratoriais é uma das atividades mais importantes na rotina de um laboratório. Além de confirmar diagnósticos, o exame laboratorial é o principal recurso para analisar hipóteses, assim sua leitura e interpretação correta permite a definição do transtorno, distúrbio ou doença do paciente, possibilitando um tratamento adequado. O profissional responsável deve estar bem preparado para não apenas ler os resultados, mas também identificar possíveis pré-disposições, facilitando a prevenção de futuras condições. O curso de Interpretação de Exames Laboratoriais discute sobre a coleta, o controle de qualidade para cada tipo de teste, entre outros temas essenciais à área. Saiba mais

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário