O educador nos Distúrbios de Aprendizagem






A educação inclusiva é um fator que tem sido bastante discutido nos dias atuais, levando educadores, pais e alunos, para uma mudança de perspectiva educacional, pois não contempla apenas alunos com deficiência e os que apresentam dificuldades em aprender, e sim todos os demais, a fim de verificar possibilidades de se implementar posturas adequadas, onde se prevaleça a inclusão, para que obtenha sucesso na corrente educativa.

As dificuldades de aprendizagem são uma das diversas preocupações constante, vivenciadas cotidianamente pelos professores, equipe gestora e toda a comunidade escolar e muitos questionamentos são elencados sobre como lidar com cada uma delas apresentada pelos alunos em sala de aula.

Já o distúrbio de aprendizagem se da quando a criança começa a apresentar dificuldade em adquirir determinados conhecimentos na teoria. São crianças que apresentem uma inteligência normal, mas não demonstra certo desfavorecimento físico, tanto no emocional ou social.

Portanto, uma criança que é portadora de distúrbio de aprendizagem requer muita atenção e precisa ter métodos de ensino apropriado. No entanto, esses problemas necessitam de muitos cuidados e atenção. A inclusão dessa criança em âmbito escolar faz com que diretores e pedagogos invistam em mais métodos de aprendizagem para poder dar o melhor atendimento possível a esses alunos. Eles passam a ser considerando, como se chama de inclusão especial que são criança com necessidades educacional.
O educador precisa ficar atento ao desenvolvimento dos seus alunos, seja eles com deficiência ou dificuldade. Pois eles podem apresentar, facilidades em algumas atividades e muita dificuldade em outras, assim que o educador observar essas diferenças, pode procurar atividades pedagógicas diferenciadas, como jogos, materiais manipuláveis, atividades lúdicas, para proporcionar a compreensão dos mesmos.

O lúdico é um instrumento que pode ser usado para desenvolver as habilidades das crianças com ou sem deficiência, interagindo com as mesmas no meio à qual está inserida, independentemente de suas características físicas, cognitivas ou mentais.

Na verdade, aprender matemática não é uma tarefa fácil, mas é necessário criar maneiras de inovar o ensino mostrando a real importância dessa área do conhecimento no dia-a-dia. Portanto, a mediação do professor e de fundamental importância, para que não ocorra apenas uma aprendizagem mecânica e sim uma reflexão sobre o que se está aprendendo. Mediar não é dar a resposta, é conduzir o aluno ao raciocínio de maneira segura e dinâmica, motivando, construindo com ele a evolução de seu aprendizado em todos os momentos.

Curso online Distúrbios de aprendizagem e a Educação Inclusiva
O curso Distúrbios de aprendizagem e a Educação Inclusiva oferece todos os interessados o conhecimento a cerca dos distúrbios que afetam a aprendizagem bem como o conhecimento e capacitação sobre a educação inclusiva refletindo sobre a escola para todos. Clique aqui e saiba mais!

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário