Saiba mais sobre a Fisioterapia na Ortopedia




Fisioterapia é a ciência que promove a reabilitação física do paciente com a utilização dos mais avançados e sofisticados recursos tecnológicos. 
A fisioterapia em Ortopedia/Traumatologia atua na investigação, prevenção e tratamento das doenças ósseas, musculares, articulares e ligamentares. Trabalha-se utilizando recursos elétricos, mecânicos, térmicos e hidroterápicos, além de técnicas da cinesioterapia, objetivando aliviar o quadro álgico, eliminar o processo inflamatório, melhorar a circulação sanguínea, fortalecer e alongar determinadas musculaturas. Além disso, objetiva-se a recuperação dos movimentos em sua amplitude de movimento total ou fisiológica, equilíbrio, propriocepção e reeducação postural. Ou seja, o objetivo da fisioterapia é preservar, desenvolver e aprimorar a integridade da função.
As principais indicações são entorses, tendinites, bursites, disfunções posturais, LER/DORT (Lesões por esforços repetitivos), pré e pós-operatórios de cirurgias ortopédicas, e lesões decorrentes de traumas mecânicos, artrose, artrite e fibromialgia.
O fisioterapeuta trabalha utilizando técnicas manuais (massagens, alongamentos, mobilizações) e de cinesioterapia (tratamento através de exercícios), além de dispor de recursos elétricos (TENS, FES, Laser), mecânicos (bicicleta), térmicos (gelo, IV, US) e hidroterápicos (piscina, Turbilhão).
O conjunto de equipamentos aliado à capacidade profissional dos fisioterapeutas garantem ao paciente o pleno restabelecimento e retorno as suas atividades com total segurança.
Os recursos para o fisioterapeuta lidar nesta especialidades, como falado acima, são muitos. É importante ressaltar que a acupuntura em fisioterapia na ortopedia pode ser um aliado.
Para estudo nesta área, recomendo três produtos. Um deles é o CD virtual de artigos científicos de Fisioterapia na Ortopedia. O outro é o material Atualidades em Fisioterapia Ortopédica que traz uma boa visão desta especialidade no mercado. A última indicaçao é de um curso online num dos maiores portais de EAD do Brasil. O Conteúdo do Curso online de Fisioterapia Ortopedica e Traumatológica é excelente. 

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário