Hidroterapia e a Fisioterapia




Não deveria ser novidade que o contato com a água provoca alterações fisiológicas em nosso organismo. A água quando está quente, promove a vasodilatação aumentando a irrigação sanguínea da pele e dos músculos. Além disso, ela hidrata as mucosas, favorecendo o alívio da congestão nasal e de distúrbios respiratórios. Já a água fria provoca o efeito contrário, o de vasoconstrição, diminuindo o fluxo sanguíneo — o que pode ajudar na prevenção de inchaços, por exemplo.
Quando o corpo está imerso na água, como na fisioterapia aquática, ocorre a resistência do meio aos movimentos e a redução do peso corporal, fazendo com que o impacto dos exercícios sobre as articulações seja menor.
Portanto, a hidroterapia é também conhecida como fisioterapia aquática e consiste em exercícios terapêuticos realizados dentro da água (normalmente uma piscina aberta e de água aquecida) com o objetivo de auxiliar na reabilitação física e motora de pacientes lesionados.  

Sendo assim, ela é indicada para relaxamento muscular, alívio da dor, diminuição de edemas, ganho de amplitude de movimento e ganho de força muscular. A hidroterapia é indicada para todas as áreas da fisioterapia que envolvem problemas de ordem traumato-ortopédicos, esportivos, neurológicos, reumáticos, estéticos e etc. As indicações mais comuns são lombalgias, cervicalgias, artrose, bursites, hérnia de disco, AVC, paralisia cerebral, lesões traumáticas como entorses, fraturas, luxações, pré e pós-operatórios, entre outros.

O tratamento é realizado por um fisioterapeuta que, após avaliação, determina as metas e condutas a serem seguidas de forma a acelerar e facilitar a reabilitação. Uma grande vantagem da reabilitação na água é a diminuição do peso corporal, que permite uma maior liberdade de movimento, possibilitando trabalhar grandes grupos musculares em amplitudes e direções diferentes de forma segura.

Essa video-aula de Hidroterapia em Joelhos traz exercícios específicos e explicações precisas de como atuar dentro dá agua para tratar lesões de Joelhos.




Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário