Principais compostos estudados pela Bioquímica





A Bioquímica é a parte da Biologia responsável pelo estudo dos seres vivos que constituídos de substâncias orgânicas e inorgânicas e também das transformações químicas que ocorrem no organismo dos seres vivos, graças à sua presença.

A bioquímica é uma área interdisciplinar da ciência, capaz de utilizar inúmeros conceitos elucidados por outras ciências para explicação do surgimento e da continuidade da vida. Um exemplo disso é o fato de que os físicos no início do século XX descobriram que a difração de raios X era capaz de determinar a estrutura tridimensional das biomoléculas. A astronomia, a geologia, a química e a física fornecem importantes chaves para auxiliar os bioquímicos na obtenção de respostas para perguntas até então sem solução concreta.

Como o foco da bioquímica é o estudo de biomoléculas, podemos citar os principais compostos estudados, por esta área da ciência, tais como:

Proteínas: são macromoléculas ou polímeros de aminoácidos, indispensáveis a toda e qualquer sistema vital;

Aminoácidos: são monômeros formados por nitrogênio, hidrogênio e carbono que sofrem polimerização para dar origem a proteínas. Onde estes possuem um nitrogênio carregado positivamente para formação de ligações peptídicas;

Ácidos Nucléicos: são compostos unidos por ligação covalente divididos em DNA e RNA, cuja sua estrutura possui, açúcar ligado a fosfato e uma base nitrogenada, são responsáveis pela transmissão do código genético, sendo capazes de se auto copiarem;

Lipídios: são compostos apolares representados pelos ácidos graxos, gorduras e óleos, presentes em sistemas biológicos, são responsáveis pela solubilização de proteínas e outros compostos necessários para a vida que são insolúveis em água e outros solventes polares;

Carboidratos: são biomoléculas formadas pela polimerização de açucares, funcionam como uma maneira que a vida encontrou de armazenar a energia necessária para dar continuidade aos processos biológicos.|

Basicamente são esses os objetos de estudo da bioquímica, isto não significa que ela seja restrita somente a esses aspectos.

Portanto, a bioquímica pode ser definida como um estudo sistemático das biomoléculas, e dos fenômenos químicos e físico-químicos envolvidos, nos sistemas biológicos. É uma importante área da Biologia.

Cursos online sobre Biologia. Acesse agora! 



Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário