Funções da Engenharia Econômica




A Engenharia Econômica é composta pelas gestões econômica, de custos, de investimentos e de riscos.

Em qualquer estudo de um projeto particular de Engenharia, surge mais de uma alternativa tecnicamente viável. Uma análise econômica tornar-se-á necessária para avaliar e determinar qual dos métodos alternativos de execução é o mais desejável.

Engenharia Econômica é a avaliação sistemática dos aspectos econômicos de soluções propostas para problemas de Engenharia. Mais especificamente, ela fornece métodos que permitem tomar decisões relacionadas à economia de forma a reduzir custos e/ou maximizar benefícios para alguma organização.

Segundo THUESEN*, as funções da Engenharia Econômica resumem-se em:

• Determinar o objetivo.

• Determinar os fatores e meios estratégicos.

• Avaliar as alternativas de engenharia.

• Interpretar o significado econômico dos projetos de engenharia.

• Assistir no processo decisório.

É preciso desenvolver no Engenheiro as competências profissionais para análise e desenvolvimento econômico e financeiro de projetos, através do uso de métodos, técnicas e modelos específicos que ofereçam suporte à tomada de decisão.

No curso "Engenharia econômica: métodos de análise de investimentos" você aprenderá um conjunto de princípios e técnicas necessárias para que a tomada de decisões sobre diferentes alternativas de investimentos seja otimizada.

O conhecimento e gerenciamento dos custos/investimentos pode se tornar um fator crucial para a sobrevivência da empresa no mercado. A gestão de custos adequada ajuda a escolher um modelo apropriado de gestão, a identificação dos custos e de suas causas, a otimizar o uso da capacidade da empresa e a determinar preço de produtos de forma a não diminuir excessivamente as margens de lucro.

Clique aqui e saiba mais sobre esse curso!


* . G. THUESEN, Engineering Economy, Nova Iorque: Prentice Hall, Inc., 1950.

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário