Saiba mais sobre a Citopatologia





Citopatologia é a ciência que lida com estudos, pesquisas e diagnósticos que se realizam por meio de análises microscópica de amostras com células, ou seja, a patologia celular.

As análises denominadas citomorfológicas, são avaliações de alterações estruturais da célula representativa do tecido em estudo e dos demais componentes daquele microambiente, por exemplo: em amostras de colo uterino é possível analisar as células escamosas e glandulares (tecido em estudo), bem como leucócitos, hemácias, histiócitos, protozoários, fungos, bactérias etc.

Quais os tipos de Citologia Clínica/Citopatologia?

Onde houver células é possível aplicar a citologia. São exemplos comuns:

–Citologia cérvico-vaginal (Ginecológica). A mais conhecida e pioneira. Também conhecida como exame preventivo ou de Papanicolaou.

–Citologia mamária (Punção e Descarga Papilar)

–Citologia de Pulmão (Líquido Pleural, Lavado/Raspado Brônquicos/Escarro)

–Citologia de Líquido Peritoneal/Ascítico

–Citologia de Líquido Ascítico

–Citologia de Líquido Cefalorraquidiano-LCR (líquor)

–Citologia de Tireoide

-Citologia urinária

–Citologia Pericárdica

–Citologia Oral, Ocular, Nasal

-Citologia Hepática, Biliar, Pancreática, Renal, Linfonodal…

A citologia clínica, por sua vez, realiza estudos sobre células malignas (citopatologia). Ela teve início através das pesquisas do médico George Papanicolau, que buscava conhecer os efeitos dos hormônios na mucosa vaginal, mas é utilizada também para pesquisas em outros órgãos e tecidos do corpo humano.

A citologia, também conhecida como citopatologia, é a ciência que estuda células isoladamente com o objetivo de detectar anomalias que auxiliem no diagnóstico de doenças. A citologia clínica, portanto, é muito importante para a medicina e é uma parte essencial a todo laboratório de análises clínicas. Alguns dos principais exames que aplicam diretamente esta ciência são o de citologia oncótica e o nasal, o urocitograma, a urinálise, o papanicolau e o espermograma.

O curso de Citologia Clínica abrange conhecimentos sobre distúrbios que podem ser diagnosticadas com a ajuda desta disciplina, como hemorragias, edemas, tumores, entre outros. Clique aqui e saiba mais!

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário