Atuação da Neuropsicologia






A neuropsicologia é a ciência que estuda a relação entre o cérebro e o comportamento humano. Ou seja, o principal enfoque da neuropsicologia é o desenvolvimento de uma ciência do comportamento humano baseada no funcionamento do cérebro. É a ligação mais próxima da Psicologia com a Neurologia.

O Neuropsicólogo atua principalmente em consultórios, hospitais e clínicas, auxiliando na avaliação de crianças, adultos e idosos que possam apresentar algum comprometimento neurológico. Dentro da neuropsicologia pode-se trabalhar de duas formas, com a avaliação e com a reabilitação.

O principal instrumento do neuropsicólogo é a Avaliação Neuropsicológica, na qual técnicas são utilizadas para relacionar um comportamento do indivíduo com alguma lesão ou disfunção cerebral. O método é muito comum no diagnóstico de doenças como o Alzheimer e alterações comportamentais como a Epilepsia.
Por meio de instrumentos validados e testagens e técnicas neuropsicológicas, o profissional será capacitado de modo teórico e prático para desenvolver em seu trabalho uma avaliação aprofundada, além do desenvolvimento de um raciocínio clínico para o levantamento de hipóteses diagnósticas e diagnósticos diferenciais. 

O neuropsicólogo conta com um amplo campo de trabalho, já que seus conhecimentos de especialista são fundamentais no diagnóstico e tratamento de inúmeras disfunções cerebrais. Ele poderá atuar em instituições de ensino, realizando pesquisas e ministrando aulas, em hospitais, clínicas e consultórios privados, além da área forense, avaliando pessoas em conflitos judiciais.

Os conhecimentos do neuropsicólogo poderão auxiliar outros profissionais em sua atuação, já que fornece dados para que eles escolham o melhor tratamento médico para cada situação. O trabalho é feito com portadores ou não de sequelas e pode dar origem a laudos cujas finalidades podem ser tratamentos clínicos ou pericial e jurídico.
O curso de Neuropsicologia apresenta todos os aspectos teóricos e técnicos que fazem parte do cotidiano do neuropsicólogo, exames e formas conhecidas de reabilitação de pacientes. Não deixe de conhecer, clique aqui.



Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário