Futebol Escolar e suas características





O futebol é um jogo muito praticado no nosso país. Por sua simples execução motora e pelas regras muito facilitadas, adultos, jovens e crianças desfrutam dessa prática em momentos de lazer ou de maneira profissional. O futebol deve ser trabalhado não somente na sua forma prática, mas também em outras características importantes que habitam o universo futebolístico, como as questões históricas e sociais, possibilitando uma relação maior com o esporte.

O ensinar no futebol, não é uma simples transmissão de conhecimento ou imitações de gestos, onde o aluno seja apenas um receptor passivo, acrítico, inocente e indefeso de seus fundamentos técnicos. Ensinar futebol é uma prática pedagógica, desenvolvida dentro de um processo de ensino-aprendizagem, que leve em conta o sujeito aluno, criando possibilidades para construir esse conhecimento, inserindo e fazendo interagir o que o aluno já sabe, com o novo, ampliando-se assim, sua bagagem cultural e motora

É inegável que o esporte dentro da escola possui a capacidade de produzir e transmitir conhecimento além de auxiliar no processo de aprendizagem. Principalmente nas aulas de Educação Física, que devido à riqueza de conteúdos explorados na área, o esporte é um dos temas que mais motivam as crianças criando possibilidades para o professor trabalhar além de conceitos técnico-táticos, também questões sociais e culturais.

A prática do futebol envolve a adaptação e a familiarização de seus fundamentos. É importante que o aluno aprenda a ter o contato com a bola, com o espaço de jogo, na relação com os colegas e adversários e, principalmente, em aspectos da aprendizagem motora, com o objetivo de utilizar as técnicas que envolvem essa modalidade esportiva em determinados momentos do jogo, de forma eficiente. E, finalmente, que a relação com os colegas e adversários supere qualquer manifestação de preconceitos.

Os professores devem motivar a participação de alunos que não gostam das aulas de futebol, convidando-os para observarem o jogo, extraindo fatos que poderão ser analisados pelo grupo num momento posterior.

Dicas para professores e estudantes

Ter material de qualidade para o estudo do Futebol é importante. Eu indico:

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário