Como elaborar aulas de MAT Pilates com acessórios?





Um completo e satisfatório programa de Pilates pode envolver apenas exercícios sem acessórios ou utilizar vários deles, depende exclusivamente do aluno e de você como instrutor dos exercícios. Cada aula oferece uma ampla variedade de exercícios, de forma que nenhuma aula seja igual a outra.

Antes da aula, tenha em mente os exercícios que vai passar, pense exclusivamente naquele aluno, em seu desempenho durante as aulas, em sua consciência corporal quando realiza os movimentos, para então planejar os exercícios que ele vai realizar em solo.

Primeiramente, antes de saber como montar uma aula de MAT Pilates com acessórios, vamos a alguns conceitos e teorias.

O MAT Pilates preza pela qualidade de execução do movimento e não pela quantidade de exercícios, peso ou de repetições.

Todos os movimentos devem ser realizados com muita concentração e consciência corporal, utilizando a força da gravidade e do peso corporal para fortalecer a musculatura.

A musculatura abdominal é o foco central desses exercícios e sua ativação deve estar sincronizada com a respiração torácica, equilibrando corpo, mente e respiração.

A utilização do peso do corpo como carga tensional nos exercícios, aumenta consideravelmente o nível de dificuldade, e por isso, todos os exercícios realizados no MAT devem ser adaptados ao nível em que os seus alunos se encontram.

Apenas aquele aluno muito experiente, que já pratica Pilates há muito tempo e que tem uma consciência corporal perfeita, conseguirá realizar o repertório original de Pilates na sua perfeição, e mesmo assim, como todos os praticantes, precisará de uma correção ativa por parte do professor.

Enquanto isso, o Pilates em aparelho é destinado aos treinos individualizados, para aqueles alunos que não conseguem ativar todos os princípios do Pilates e com necessidades específicas de treinamento. Mas isso não quer dizer que exercícios avançados, que exigem muita consciência corporal, não sejam feitos nos aparelhos clássicos.

Todos estes elementos enriquecem nosso trabalho como instrutores de Pilates, além de ser um conteúdo educativo e estimulante para as pessoas que praticam o Método. Acessórios leves no Pilates também melhoram a qualidade de nossas aulas, sempre a partir dos objetivos propostos e partindo da observação das necessidades de cada grupo ou pessoa.

O Pilates com acessórios ajuda no momento de realizar os movimentos do método, auxiliando para uma variável quantidades de exercícios. Desta forma, os acessórios ajudam e muito os exercícios, garantindo vários benefícios para o corpo e mente.

Dominar a avaliação no Pilates vai trazer uma maior eficiência no planejamento do trabalho do profissional.

Um guia que traz o passo a passo de uma boa avaliação no Pilates, tanto no solo (mat pilates), quanto nos aparelhos. Com ele, você vai aprender a saber o nível de capacidade do aluno, descobrir suas dificuldades e o que precisa trabalhar para chegar ao objetivo mais rápido e entregar o melhor resultado possível. Clique aqui e saiba mais

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário