O que é fonoarticulação?



 


A habilidade de refletir sobre o fonema enquanto uma representação abstrata da língua é conhecida como conhecimento fonêmico. Já o conhecimento fonoarticulatório é a habilidade de reflexão sobre os sons da fala, ou seja, os fones, que são entidades concretas, articulatórias.

A fonoarticulação é uma função realizada por órgãos pertencentes a outros sistemas do nosso organismo, como o sistema respiratório e o digestivo, que juntos formam o aparelho fonador. É uma função própria do ser humano e desde o nascimento o bebê vai se preparando para falar. A produção da fala consiste na produção de um som pela laringe, através da vibração das pregas vocais que ocorre na expiração – a fonação, posteriormente, será modificada e ampliada por meio do mecanismo de ressonância nos vários espaços que existem entre a laringe e os lábios e finalmente articulado nos órgãos
articuladores.


É um processo sensório-motor que envolve a regulação de forças ativas entre várias estruturas musculares do trato vocal – os lábios, mandíbula, maxila e dentes, língua, velofaríngeo e complexo laríngeo-respiratório, controlados pelos nervos cranianos correspondentes.

A consciência fonoarticulatória é a parte da consciência fonológica que permite refletir sobre as características articulatórias dos fonemas, contribuindo para consolidar o conhecimento fonêmico. As crianças apoiam-se em pistas articulatórias como estratégia inicial para segmentar as sílabas em unidades menores, ou seja, os fonemas.

É considerado um processo complexo, envolvendo várias áreas ligadas ao SNC; a parte motora e as estruturas periféricas, além do inter-relacionamento entre eles. Pode ser definido como "a emissão da voz e o mecanismo de formação das palavras".

Acredita-se que a consciência fonoarticulatória seja de suma importância no processo de aquisição e desenvolvimento dos sons da fala. Por isso, é um recurso bastante utilizado na clínica fonoaudiológica. A consciência linguística, que permite que as crianças fiquem atentas às informações sonoras das palavras, desvinculando-as exclusivamente do seu valor semântico, é um processamento psicolinguístico lento que se desenvolve espontaneamente e se aprimora com a escolarização

Para finalizar, o curso Motricidade Orofacial: passo a passo da avaliação e elaboração de relatório vai ajudar os profissionais que têm dificuldade de analisar os dados obtidos numa avaliação de MO. Através da documentação fonoaudiológica, o aluno terá ferramentas para um diagnóstico diferenciado, preciso e baseado em dados objetivos  Clique aqui e saiba mais!



Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário